Eleições | 23/09/2010 13h02min
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cezar Peluso, afirmou nesta quinta-feira que é imprevisível o resultado do julgamento do recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC).
Para ele, a decisão vai depender dos argumentos de cada ministro da Corte. Roriz teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei Ficha Limpa e seus advogados questionam a validade da norma nestas eleições.
Peluso comentou ainda a redação do texto da Lei Ficha Limpa, que ao ser alterada no Senado não retornou à Câmara dos Deputados para ser aprovada. Os senadores mudaram o tempo verbal da lei, passando da expressão "os que tenham sido condenados" para "os que forem condenados", tratando também do futuro.
A questão foi levantada pelo presidente do Supremo durante o julgamento. A votação foi suspensa pelo pedido de vista do ministro Dias Toffoli e será retomada às 14h.
Para ele, a mudança não é apenas de redação e muda o sentido do texto.
— O que fiz foi fazer com que o Tribunal discuta novos pontos da lei. A função do STF é zelar pela constituição — destacou, ao deixar a Escola da Magistratura Federal, onde participou do seminário Justiça em Números — Indicadores do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ.
Durante a abertura do evento, Peluso afirmou que o relatório Justiça em Números em 2009 mostra que a produtividade dos magistrados brasileiros têm crescido.
No ano passado, cada magistrado, em média, ficou responsável por 1.439 processos, número 6,9% maior do que em 2008. Ele chamou a atenção também para elevado número de magistrados brasileiros.
Enquanto o país tem seis magistrados para cada 6 mil habitantes, países como Espanha e Portugal tem o mesmo número para cada 18 mil habitantes.
No encontro serão apresentados, até sexta-feira, dados do Judiciário relativos aos ano de 2009 e da justiça dos Estados Unidos e da União Europeia. A intenção é comparar a situação dos vários países e planejar as políticas judiciárias brasileiras.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.