clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 18/09/2010 22h38min

Candidatos ao governo de Santa Catarina capricham no visual para conquistar eleitorado

Cada político tem um estilo próprio para deixar boa impressão em aparições públicas e na TV

Cristina Vieira  |  cristina.vieira@diario.com.br

Compartilhar


O estilo de se vestir de candidatos em campanha obedece a uma primeira regra básica: roupas que fiquem bem na TV. A conquista do eleitorado acontece prioritariamente pela televisão. Por isso, eles têm que estar bem na foto. Peças lisas e com cores não muito fortes são as que melhor se encaixam no vídeo.

Pode observar: Angela Amin (PP) adota camisas lisas e busca variar nas cores claras. Ideli Salvatti (PT) até abriu mão do vermelho em alguns programas pelo uso do lilás ou creme, e Raimundo Colombo (DEM) tem uma coleção de camisas azul-claro.

A jornalista de moda e etiqueta Claudia Matarazzo conta que as cores são escolhidas a partir do que combina com o tom de pele do candidato para realçar o rosto.

– Eles também buscam ficar no estilo clássico ou tradicional para não chocar o eleitorado e passar a imagem de alguém responsável. Os homens, por exemplo, sempre usam a gravata vermelha com o terno azul-marinho e camisa azul-claro. É uma bobagem. Poderiam variar mais nas cores de gravata. Mas os figurinistas têm medo de errar – diz a jornalista.

Segundo Claudia, 60% da opinião sobre uma pessoa é formada na primeira impressão visual. Outros 30%, a partir do tom de voz. E os 10% restantes, pelo conteúdo do que a pessoa fala. O rito formado pela trilogia bem na TV + estilo tradicional + cores que combinam com a pele é confrontado com o gosto pessoal do candidato. Para os que sonham com o governo catarinense, a preferência de cada um faz uma diferença danada nas roupas que eles usam na TV, no debate ou na rua.

Foi o que a reportagem do DC percebeu ao visitar os camarins dos três principais candidatos ao governo e entrevistar as figurinistas e a assessoria de imagem de Angela, Ideli e Colombo.

Angela Amin, por Inaê Quint

— Marca registrada: camisas de cores diferentes.

— Nos programas de TV: camisas lisas e de tecidos sintéticos para não amassar. A candidata varia as cores no programa. Tem de tudo: verde, tons de azul, laranja, roxo, lilás. São 22 camisas no camarim. Basicamente usa três calças para o programa: um jeans modelo reto e duas calças de alfaiataria (lisa e xadrez). 

— Nos debates: camisa, calça de alfaiataria e salto baixo (5 ou 6). 

— Acessórios: colar de pérola e brincos discretos. 

— Na rua: pode vestir camisas listradas, xadrez ou com drapeado. Nos pés, sapatilha ou botas.

— Cor predileta: azul. 

— Grifes preferidas: a maioria das peças – calças e blusas – é feita pela costureira da família, Terezinha Heinzen. Também usa Dudalina, Richard’s e Marisa Ribeiro. Sapatos Arezzo. Jeans One Up. 

— Não rolou: Inaê levou uma camisa verde para gravar um programa em Águas Mornas com Angela. Ao chegar lá, o local da gravação tinha um fundo com vegetação, ou seja, tudo verde.

"Ela me pediu camisas amarelas. É que o Amin (o marido Esperidião Amin) disse que o amarelo é a cor do ano. Angela adora jeans. Mas gosta do jeans reto, tradicional. Só usa esse modelo. Trouxe uns de stretch, mas não teve jeito dela usar. Tem as coisas que ela gosta e não abre mão. Tem uma camisa em tom azul que eu escondi por uns dias."

Ideli Salvatti, por Lúcia Zerlotti 

— Marca registrada: casaquinhos vermelhos. 

— Nos programas de TV: usa blazers ou casaquinhos combinados com camisas de seda, podem ser até de alça, para ficar refrescante. Varia entre o vermelho, creme ou lilás. Sempre tons sóbrios e claros, que passem serenidade. Veste calças sociais de corte reto, na mesma cor do blazer, e scarpin de salto alto.

— Nos debates: alterna o modelo da roupa do programa, de acordo com o cenário do debate. Gosta de usar vermelho também porque marca sua presença. Usa brinco e colares de pérola.

— Na rua: usa camisas com calças sociais, e nos pés, sapatilha ou scarpin de salto baixo. Por influência de Lúcia, Ideli passou a usar coletes, o que nunca tinha usado. Está adorando. Tem dois: azul-marinho e cinza. 

— Cor predileta: vermelho. 

— Grifes preferidas: Sergio Gaz, Mabel Magalhães, Nalita Loch, Le Lis Blanc. Sapatos Arezzo, Shutz ou Corello.

— Não rolou: Lúcia uma blusa com babados grandes para Ideli. Ela até vestiu, mas não teve jeito de usar.

"Ela não usa marrom e verde. Mas tem problema mesmo com o marrom. Não sei por quê. Mas não veste mesmo. Por causa da campanha, parou de usar as saias até o joelho e os vestidos – peças que gosta muito. Tem vários no guarda-roupa dela. Ela até usou no começo. Mas, às vezes, tem debate e fica desconfortável para sentar. Outro dia, ela tinha que subir num trator para gravar e estava de saia."

Raimundo Colombo, por Manu Vieira

— Marca registrada: camisa azul.

— Nos programas de TV: camisas azul-claro e lisas. Parece que são todas as iguais. Mas não são. Há pequenas variações nos tons de azul. Algumas têm botões aplicados próximo da gola. 

— Nos debates: varia entre dois ternos. O escuro é cinza- chumbo e o claro, cinza médio. Se o cenário do debate é claro, usa o terno escuro, com camisa branca por baixo. Combina com duas gravatas: listrada com vermelho ou com azul-marinho. 

— Na rua: usa camisas listradas ou quadriculadas. Pode usar branco, verde claro ou o próprio azul. Costuma usar tênis e calças de sarja. 

— Cor predileta: azul.

— Grife preferida: Brooksfield 

— Não rolou: Manu levou uma camisa nova e linda, com colarinho 44. Achou que ficaria superbem em Raimundo. Sem chance. Ele só usa colarinho 43. Ficou enorme e ela teve de devolver.

"Seu Raimundo tem bastante personalidade e não inova muito nas cores. Amarelo, ele não usa. Eu trouxe uma gravata nova, um azul-marinho mais escuro. Ele ainda não viu. Espero que goste. Precisa variar um pouco. No começo da campanha, trouxe uns casacos pesados. Ele não quis nenhum. Ele gosta de pulôver e não usa muito jeans."

Arte com fotos de Roberto Scola e Charles Guerra / 

Inaê Quint (esq.), Lúcia Zerlotti e Manu Vieira vestem respectivamente Angela, Ideli e Colombo
Foto:  Arte com fotos de Roberto Scola e Charles Guerra


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.