clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 18/09/2010 02h59min

Datafolha: pesquisa para o Senado é equilibrada no RS

Em relação à última sondagem, índices evoluíram dentro da margem de erro: Ana Amélia, 47%, e Rigotto e Paim empatados com 41%

A mais recente pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e Grupo RBS, mostra que a disputa pelas duas vagas do Rio Grande do Sul ao Senado se mantém estável, com Ana Amélia Lemos (PP) em primeiro lugar e Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) empatados em segundo.

Ana Amélia Lemos aparece com 47% das intenções de voto, dois pontos a menos do que na sondagem anterior, realizada em 8 e 9 de setembro. Rigotto e Paim têm 41% cada um. A margem de erro da pesquisa é de três pontos, para mais ou para menos.

A candidata do PC do B, Abgail Pereira, está com 8%, seguida de Marcos Monteiro (PV), José Schneider (PMN) e Luiz Carlos Lucas (PSOL), com 2% cada. Vera Guasso (PSTU) e Roberto Gross (PTC) ficam com 1%, e Berna Menezes (PSOL) não atingiu 1%.

A partir desta rodada, o Datafolha passa a divulgar também os resultados com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. Por isso, no quadro ao lado, aparecem dois gráficos: o da evolução da pesquisa estimulada e o dos votos válidos. No gráfico da estimulada, os índices somam 200% porque cada entrevistado deve indicar dois candidatos ao Senado. Na segunda modalidade, a base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provoca mudança de tendência, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Os resultados somarão 100%.

Ficha técnica
- Solicitantes: Folha de S.Paulo e Grupo RBS
- Período de campo: 13 e 14 de setembro
- Tamanho da amostra: 1.255 entrevistas em 49 municípios
- Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
- Registros: no TRE com o nº 46.872/2010

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.