clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 16/09/2010 13h16min

Escândalos não atrapalham campanha, diz Yeda em entrevista

Yeda disse que os escândalos são "métodos antigos" para tentar atrapalhar sua gestão

Em entrevista ao apresentador Lasier Martins, no Jornal do Almoço desta quinta-feira, a candidata à reeleição do governo do Estado, Yeda Crusius, se defendeu dos escândalos ligadas ao governo e afirmou que as crises não atrapalham sua campanha. Yeda disse que os escândalos são "métodos antigos" para tentar atrapalhar sua gestão. Ontem, o candidato José Fogaça foi entrevistado no programa.

VÍDEO: Lasier Martins entrevista Yeda Crusius

— Isso não nos prejudica. Tanto que nos quatro anos, que vêm se completando, nós fizemos todos os projetos com os quais nos compromissamos. Tentam atrapalhar, são métodos antigos, pertencem lá a um passado que nós não gostaríamos de lembrar. Fomos continuando os nossos projetos a custos pessoais altos.

Com relação ao caso do Banrisul, Yeda questionou por que a denúncia só foi divulgada em época de Eleições e afirmou que não sabia do esquema de superfaturamento de contas publicitárias do banco.

— Por que estourar na época de campanha se já estava pronta uma denúncia em outubro? Se eu soubesse antes teria aberto. Aliás, eu sou autora do Portal Transparência RS, a partir do qual os escândalos do governo desapareceram — disse Yeda.

Questionada sobre a carência das estradas gaúchas, a candidata disse que já enfrentou o problema e defendeu as Parcerias Público Privadas.

— Quando nos impediram de fazer duplicação, viaduto, ponte, por uma interferência do Ministério dos Transportes, nós devolvemos aquela concessão.

Yeda se defendeu quando questionada sobre as acusações de não cumprir o investimento mínimo de 12% na área da saúde, em detrimento do déficit zero.

— Quem não pagou foram eles, eu pago todas as contas. Graças ao governo do Estado e parceria, nós reabrimos o hospital da Ulbra de Canoas, não deixamos fechar o de Tramandaí, pagamos 288 hospitais mensalmente. Então, na questão da saúde, nós fazemos tudo que os outros não faziam.

— No caso da saúde, eu creio, e os hospitais já me disseram, 2008 em diante foram os anos dos hospitais no Rio Grande do Sul. Eles têm o que complementa o SUS para fazer saúde.

Quando questionada pelo apresentador sobre qual seria seu grande projeto, prioritário se reeleita, a candidata apontou o Duplica RS.

— O problema não é a BR-116, não é a ponte do Guaíba, é conceito de desenvolvimento rodoviário, que nós já estamos aplicando. Como fomos impedidos, por uma ação quase que intervencionista do Ministério dos Transportes, vamos buscar fazer com orçamento próprio, e se puder, empréstimos de bancos internacionais com os quais já mantemos uma relação de confiança.

ZEROHORA.COM
Itamar Aguiar , Divulgação Palácio Piratini / 

Com relação ao caso do Banrisul, Yeda questionou porque a denúncia só foi divulgada em época de Eleições
Foto:  Itamar Aguiar , Divulgação Palácio Piratini


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.