clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 02/09/2010 03h50min

Em visita ao RS, Índio da Costa culpa Brizola por favelas do Rio de Janeiro

Contrariando o DEm gaúcho, vice de Serra fez campanha ao lado de Yeda Crusius

Adriana Irion e Paulo Germano  |  adriana.irion@zerohora.com.br, paulo.germano@zerohora.com.br

Duas horas antes de deixar o Rio Grande do Sul – berço do brizolismo –, o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ) detalhou ontem por que tem “horror” a Leonel Brizola (1922-2004), considerado por ele “um péssimo gestor que arrasou o Rio de Janeiro”. Pouco antes, o vice de José Serra (PSDB) participou de um evento com a governadora Yeda Crusius (PSDB) e reconheceu o “momento delicado” da própria campanha.

Indio afirmou que, em vez de investir na construção de casas populares, Brizola liberou áreas públicas e privadas para a população invadir. O gaúcho cumpriu dois mandatos no Rio de Janeiro, entre 1983 e 1987 e entre 1991 e 1994.

– O sujeito que mora em uma favela sofre. E sofre porque, em algum dia, disseram para ele: “Vai, ocupa, que eu cuido de você”. E era mentira – disse Indio, referindo-se ao ex-governador gaúcho.

Segundo o deputado, o narcotráfico cresceu durante o governo Brizola, “com aquela história de proibir a polícia de subir o morro”:

– Hoje, essas pessoas padecem com violência, narcotráfico, falta de saneamento, falta de esgoto, falta de água, de iluminação e de transporte. Tenho respeito e admiração à figura política do Brizola. Tenho horror é ao Brizola gestor.

Após as críticas, Indio garantiu que toda sua família é getulista – o pai do deputado, o arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa, nasceu em Pelotas. Brizola se dizia seguidor de Getúlio Vargas.

Governadora recebe deputado em evento em Porto Alegre

Indio admitiu que sua campanha vive um momento difícil, com o crescimento de Dilma nas pesquisas. Segundo ele, é preciso “trabalhar, trabalhar muito”, mas a internet será responsável por uma virada na eleição. Para Indio, o único sucesso do governo Lula se deve a realizações do ex-presidente Fernando Henrique, o Bolsa-Escola e a estabilização da moeda.

No início da tarde, o deputado chegou ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho dizendo que sua única orientação é “ganhar a eleição”. Ele se referia ao fato de integrantes do DEM terem o orientado a evitar apoio à governadora Yeda Crusius (PSDB). Indio foi recebido com empolgação pela tucana:

– É uma imensa alegria. Nós esperávamos há muito tempo poder receber nosso vice-presidente, Indio da Costa.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.