clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 27/08/2010 10h32min

Candidatos ao Piratini debatem no Plaza São Rafael, em Porto Alegre

Seis concorrentes participam de evento promovido pelo Cpers

Atualizada às 11h56min Vivian Eichler  |  vivian.eichler@zerohora.com.br

Iniciou nesta sexta-feira por volta das 10h um debate no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, com os candidatos ao governo do Estado. Estão presentes no evento Aroldo Medina (PRP) José Fogaça (PMDB), Julio Flores (PSTU), Montserrat Martins (PV), Pedro Ruas (PSOL) e Tarso Genro (PT).

Em seus discursos de abertura, todos os candidatos se compromoteram a enfrentar a lei do piso salarial nacional. Julio Flores e Pedro Ruas (PSOL) foram bastante aplaudidos quando mencionaram em suas falas que "o fora Yeda vai continuar".

Promovido pelo Cpers-Sindicato não contará com a presença da governadora Yeda Crusius. Desta vez, a ausência não foi iniciativa da tucana, mas sim, pela própria instituição, que não convidou a governadora.

Até agora, os candidatos debateram sobre a valorização salarial, carreira e formação continuada. Um dos pontos de confronto foi a meritocracia. Tarso afirmou haver diferença entre meritocracia e avaliação de mérito com metas fixadas pelo Estado e afirmou que "a meritocracia não terá vez se eu for eleito". Flores e Ruas, que falaram em seguida, arrancaram aplausos da plateia afirmando que não há diferença semântica.

Flores e Ruas, que falaram em seguida, arrancaram aplausos da plateia afirmando que não há diferença semântica. A confusão fez com que Tarso voltasse a falar no tema, mesmo no bloco seguinte, cujo tema deveria ser concurso público, contratos emergenciais e municipalização.

O debate está agora no último bloco. Os candidatos falam sobre gestão da escola pública. No bloco anterior, todos os candidatos se comprometeram em liberar os dirigentes sindicais do trabalho. Hoje, 11 podem se afastar. No total, são 55 no Estado, conforme a assessoria do Cpers.

Yeda critica via twitter

De fora do painel, Yeda usou o microblog Twitter para, mais uma vez, criticar a atitude da instituição de deixá-la à margem do debate desta manhã.

"Oposição radical intransigente de não diálogo do CPERS com o veto a minha presença em seus debates mostra que a direção do CPERS é partidária. Onde está a democracia que dizem defender?", escreve o blogdayeda.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.