Eleições | 24/08/2010 03h56min
Quem pensa que política é assunto só para adultos deve prestar mais atenção nas crianças. Eles têm 11 anos e já se impressionam com o preço dos remédios, querem leis para aumentar o imposto sobre os cigarros e, apesar de não entenderem muito e considerarem repetitivo, assistem ao horário político.
O exemplo vem da turma da 5ª série do Colégio Sinodal da Paz, de Novo Hamburgo, que se reuniu ontem para mandar recados ao futuro presidente, governadores, deputados e senadores. Este é o esforço da escola de aproximar os pequenos da realidade. Os argumentos, pedidos e protestos ficam por conta deles.
– Eles precisam diminuir o preço dos remédios. Outro dia, fui com minha mãe na farmácia e um remedinho que eu precisava custou R$ 50 – contou Arthur Cardoso, 11 anos.
Com este espírito, alunos de 5ª série até o Ensino Médio estão convidados a participar do concurso cultural Jovem Cidadão, promovido por Zero Hora. Os interessados têm até amanhã para escrever um texto que responda a pergunta: Que projeto para os jovens os políticos poderiam criar e por quê?
De dentro da sala de aula do colégio vem o exemplo: eles sabem exatamente qual a função de cada político:
– Os deputados fazem as leis. E podem fazer uma para aumentar o preço do cigarro para ver se o meu avô para de fumar – argumenta Arthur.
"Eu também assisto ao programa, mas eles repetem sempre as mesmas coisas", diz Nicolas Soares, 10 anos
Foto:
Miro de Souza
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.