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Eleições  | 14/08/2010 17h23min

Horário eleitoral de rádio e TV entra no ar na terça-feira e deve esquentar campanha

Candidatos precisam mudar hábitos para garantir a qualidade dos programas, decisivos para o eleitor

Mariana Kalil  |  mariana.kalil@zerohora.com.br

A partir de terça-feira, entra no ar, no rádio e na TV, a propaganda eleitoral obrigatória. Considerada um veículo estratégico de campanha, a TV exige uma preparação especial dos candidatos ao governo do Estado, que inclui cuidados com saúde, figurino e alimentação, e é decisiva para a campanha eleitoral.

"Interrompemos nossa programação para a apresentação do horário eleitoral gratuito."

A frase já provocou calafrios no telespectador. Imagens malcuidadas, candidatos malvestidos, edições mal-acabadas — em uma época nem tão distante assim, propaganda eleitoral obrigatória era uma sucessão de péssimas ideias para angariar voto. A evolução da tecnologia audiovisual aliada à parceria de candidatos com mestres da publicidade brasileira produziu um salto de qualidade nessa programação. Deu a ela ares de superprodução, e cenas desses novos capítulos poderão ser assistidas a partir da terça-feira, quando tem início o horário eleitoral gratuito 2010.

A principal estratégia de campanha é a televisão. Ela propaga imagens e emoções, aquilo que os eleitores buscam, principalmente na reta final, para decidir o destino do seu voto.

— Um bom programa de TV ajuda a ganhar uma eleição — atesta Luís Costa Bonino, doutor em Ciência Política do Instituto de Ciência Política da Universidade de Paris e diretor do LCB Marketing Político, com atuação na Europa e na América Latina.

— A TV cumpre funções diferentes em cada fase da campanha. No princípio, torna conhecido o candidato. No meio, fixa a mensagem principal. No fim, serve para ganhar quase a quarta parte do eleitorado, aquela que não se interessa por política. No final da disputa, a campanha na TV é decisiva — explica Bonino.

Estudioso do tema, o publicitário Paulo Cezar da Rosa, diretor da Veraz Comunicação e da Red Marketing, ambas com sede em Porto Alegre, compartilha da relevância da TV no processo eleitoral.

— O eleitor brasileiro tem baixa escolaridade. Ele não lê, informa-se através de imagens, é PhD em ver televisão. Faz a leitura dos candidatos a partir do que vê na TV. Por isso é cada vez mais significativo o extremo cuidado com os programas do horário eleitoral — analisa Rosa.

Candidatos ao Piratini com maiores chances de chegar ao segundo turno, de acordo com as pesquisas, Tarso Genro (PT) José Fogaça (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB) deram início aos preparativos particulares — e bem peculiares — para se apresentar ao eleitor em horário nobre com boa aparência, saúde e disposição. A governadora readquiriu o hábito de fazer sua série de alongamentos para evitar dores musculares, Fogaça dobrou a quantidade de água ingerida ao longo do dia, e Tarso Genro acorda religiosamente às 5h30min para preparar com calma e esmero seu ritual de café da manhã.

ZERO HORA
Montagem sobre fotos de Caco Argemi, Ivan de Andrade e Edu Andrade / 

Tarso, Fogaça e Yeda mudam seus hábitos para adequar rotina a gravação dos programas
Foto:  Montagem sobre fotos de Caco Argemi, Ivan de Andrade e Edu Andrade


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