clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 17/07/2010 18h06min

Candidaturas no RS revelam caraterísticas de quem busca o voto dos gaúchos

ZH apresenta uma radiografia dos candidatos no Estado

Elton Werb  |  elton.werb@zerohora.com.br

Um homem de meia-idade, casado, com curso superior completo, preferencialmente de Direito, que já exerce cargo público, seja como político ou servidor. Esse é o perfil predominante entre os 949 candidatos que se registraram para disputar o voto dos gaúchos em outubro, quando serão escolhidos presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais.

Olhadas no detalhe, as 949 candidaturas registradas no Rio Grande do Sul revelam caraterísticas e curiosidades sobre os homens e as mulheres que buscam o voto dos gaúchos.

De modo geral, as principais características dos candidatos não se alteraram em relação aos últimos pleitos. Os homens continuam sendo ampla maioria no país. No entanto, esse pelotão com mais de 15 mil homens distribuídos pelo Brasil disputará votos com um inédito e crescente contingente feminino.

Por força da mudança na legislação, que agora obriga os partidos a incluir em suas listas pelo menos 30% de mulheres, elas conquistaram terreno este ano. Mesmo sem atingir o índice determinado pela lei, no RS o número de candidatas saltou 122% em relação a 2006, passando de 109 para 242. No país, o crescimento ficou em 60%. Serão 4.090 mulheres concorrendo, 1.529 a mais do que em 2006.

Se as mulheres ganharam espaço, jovens e velhos continuam sub-representados. No Estado, apenas 17 têm menos de 24 anos – o mais jovem, com 21. Na outra ponta, 26 já cruzam os 70 anos – o mais velho completará 83 em agosto. Mas a maioria esmagadora está na faixa dos 35 aos 59 anos, o que não chega a ser uma surpresa, já que a disputa de um cargo político geralmente exige experiência, maturidade, muita disposição e dinheiro para enfrentar uma campanha cara e exaustiva – o que nem sempre se consegue com pouca ou muita idade.

Uma das curiosidades do perfil dos candidatos é o item que trata da ocupação profissional. Ali, percebe-se que um grupo de 15 atividades abocanha quase 60% do total. O grupo é liderado por advogados.

As estatísticas deste pleito ainda estão sendo atualizadas, uma vez que a Justiça Eleitoral processa pedidos de candidatura. Com base nos dados de sexta-feira à tarde, veja aqui uma radiografia dos candidatos no Estado.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.