| 17/07/2010 17h10min
Um mascote criado por um internauta ganhou nome e passará a ganhar vida nas páginas de ZH e no clicEsportes. Simpático e inspirado num dos mais tradicionais símbolos da cultura gaúcha, Chimarrito foi especialmente criado por José Paulo Medeiros da Silva, 28 anos, de Santa Maria, para o concurso "Crie o mascote gaúcho da Copa de 2014". José Paulo venceu mais de 500 concorrentes e ganhou uma Jo'Bulani, a bola usada na final da Copa do Mundo de 2010.
— Busquei algo bem nosso, que representasse o Estado e, ao mesmo tempo, fosse amigável — contou o vencedor do concurso.
José Paulo é designer e gosta de desenhar animações em suas horas de lazer. Segundo ele, o Chimarrito nasceu de rabiscos a lápis no papel. Partiu de um desenho arredondado e reforçou os traços infantis. Após terminado o desenho do mascote no papel, o designer digitalizou a versão e coloriu.
Cristina Ranzolin, Gilmar Fraga, Paulo Sant'Ana, Tânia Carvalho e Túlio Milman compuseram o júri que avaliou as sugestões. Tânia, apresentadora da TVCOM, revelou a preferência pelo desenho de um "gauchinho", enquanto Cristina Ranzolin decidiu-se sem demora pelo Chimarrito:
— É um símbolo extremamente gaúcho e não deixa dúvidas, ele está completamente caracterizado.
Já Fraga, ilustrador de ZH, optou por outro caminho. Buscou fugir dos símbolos tradicionais do Rio Grande do Sul. Túlio Milman, titular da Página 3 de ZH, explica que o desenho representa a integração entre o Rio Grande do Sul e o Brasil, o que é importante para o próximo Mundial. Reforça, ainda, que mascotes devem ter traços simples, assim como o Chimarrito. O colunista Paulo Sant'Ana exaltou o mascote vencedor:
— Uma Graça. Tem cuia, bomba e uns olhos bem arregalados. Imaginativo, maravilhoso e talentoso.
Jurados do concurso escoheram seus mascotes favoritos
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.