clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 17/07/2010 04h09min

Campanhas esboça estratégias para conquistar eleitores pela tela da TV

A um mês do início da propaganda eleitoral, campanhas esboçam estratégias para tentar conquistar os eleitores pela tela

Juliana Bublitz

Diante dos refletores, das lentes de cinegrafistas e do olhar minucioso dos marqueteiros, os candidatos ao governo do Estado começam a definir a imagem que pretendem passar aos gaúchos a partir de 17 de agosto. Na segunda-feira, um sorteio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definirá a ordem de apresentação dos candidatos na propaganda eleitoral.

Enquanto isso, jingles e slogans ganham forma nos comitês. Ainda que falte um mês para o início da propaganda, equipes já trabalham nos programas e gravam cenas para evitar atropelos no meio da campanha, quando as agendas são atribuladas.

– Na segunda-feira, vamos apresentar uma definição provisória dos tempos. Isso poderá mudar até 5 de agosto. Se alguma candidatura não se confirmar, o tempo é recalculado – explica o assessor-chefe da Corregedoria do TRE, Josemar Riesgo.

Apesar da indefinição, Tarso Genro (PT) e Yeda Crusius (PSDB) já apresentaram estratégias para a propaganda. O petista usou o Twitter para divulgar seu jingle. O vídeo com a imagem de jovens entoando a música deverá compor as aparições televisivas.

– Vamos trabalhar muito a ideia de desenvolvimento – diz o coordenador da campanha petista, Carlos Pestana.

Na quarta-feira, foi a vez de Yeda mostrar as armas. O jingle fala da chegada de “um novo tempo”, e slogans associam o nome da candidata a palavras como competência e coragem.

– Planejamos usar uma linguagem menos técnica para explicar o que foi feito no governo Yeda – conta o coordenador de campanha, Claudio Diaz.

José Fogaça (PMDB) ainda não apresentou as peças publicitárias. Conforme Clovis Magalhães, da coordenação da campanha, a ideia é mostrá-lo como um político aberto ao diálogo, que vê o futuro do Estado como uma “construção coletiva”. Magalhães diz que o material ainda está em “fase de consolidação”.

Embora a cúpula negue, integrantes da coligação afirmam que a impugnação da candidatura de Pompeo de Mattos (PDT) provocou um impasse interno. Sem a certeza de que o nome do vice está confirmado, as gravações são postergadas até uma definição.

O que você vai ver
Confira o que esperar dos três candidatos a governador melhor colocados nas pesquisas a partir de 17 de agosto, com o início da propaganda
JOSÉ FOGAÇA (PMDB)
- Tempo de TV estimado – 4min18s.
- Como será a propaganda – Apostará na imagem de um candidato que propõe mudanças responsáveis. Fogaça será apresentado como um político que valoriza a participação popular e o ideal de governar em parceria com prefeitos e comunidades.
TARSO GENRO (PT)
- Tempo de TV estimado – 5min23s.
- Como será a propaganda – Investirá na associação de Tarso ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à candidatura de Dilma Rousseff. Também enfocará a trajetória do candidato e a intenção de fazer o Estado crescer no ritmo do país.
YEDA CRUSIUS (PSDB)
- Tempo de TV estimado – 5min12s.
- Como será a propaganda – Apostará na imagem de Yeda enquanto gestora corajosa e responsável. A ideia é explorar aspectos do governo, especialmente o déficit zero, com linguagem acessível, para mostrar o que foi feito e o que pretende fazer.
As regras*
COMO É CALCULADO O TEMPO DE CADA CONCORRENTE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) distribuem os horários reservados à propaganda política entre os partidos e as coligações que tenham candidato, observando os seguintes critérios:
- Um terço do tempo é dividido igualmente entre os partidos e coligações que participam das eleições.
- Os outros dois terços são repartidos proporcionalmente ao número de representantes do partido na Câmara dos Deputados, sendo que, no caso de coligação, considera-se o número total de representantes das siglas integrantes.
COMO É ESCOLHIDA A ORDEM DE EXPOSIÇÃO DOS CANDIDATOS
- O TSE e os TREs são obrigados a sortear, até 15 de agosto, a ordem de veiculação no primeiro dia do horário eleitoral. A cada dia que se seguir, a propaganda veiculada por último, na véspera, será a primeira, seguida das demais na ordem do sorteio.
- No Estado, o TRE vai fazer o sorteio na segunda-feira, às 14h, no plenário Celso Pereira (Porto Alegre, Rua Duque de Caxias, 350).
* Fonte: TRE-RS e Resolução 23.191/09, capítulo VII, que trata da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A íntegra pode ser acessada no site www.tre-rs.gov.br/index.php?nodo=6781

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.