clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 15/07/2010 20h19min

Tarso, Yeda e Fogaça fazem promessas a prefeitos

Atraso de peemedebista impediu primeiro encontro entre os três principais candidatos ao Piratini

Pela primeira vez desde o início da campanha, os três principais candidatos ao Piratini – José Fogaça (PMDB), Tarso Genro (PT) e Yeda Crusius (PSDB) – participaram de um mesmo evento, na noite de ontem. Mas o trio não chegou a ficar lado a lado.

Em encontro com prefeitos da Região Metropolitana, no Hotel Plaza São Rafael, os concorrentes apresentaram suas propostas durante 20 minutos. Tarso foi o primeiro a chegar. Assim que pisou no salão, Yeda cumprimentou o petista e perguntou sobre Fogaça, que se atrasou. O peemedebista só chegou quando a tucana deixava o local. Não faltaram alfinetadas entre Tarso e Yeda. A seguir, as discussões mais importantes.

Ao estrear a série de discursos, o candidato do PT ao governo do Estado, Tarso Genro, expôs os seus projetos para a Região Metropolitana e também disparou críticas ao atual governo, sem citar o nome de Yeda Crusius (PSDB), que estava na plateia.

Na apresentação das propostas para a região, ele focou no desenvolvimento econômico e social. Prometeu criar um conselho metropolitano e um consórcio de saúde. Já a articulação da Segurança Pública, seria focada nos gabinetes integrados.

– O Rio Grande do Sul não pode ficar de costas para o restante do país, não pode ficar isolado das decisões e das relações políticas do país. O governador tem de ser elemento de integração – afirmou.

Ao deixar o salão, declarou que se trata apenas de uma “constatação programática”.

Sem a presença de Tarso, que já havia deixado o palco, a candidata à reeleição, Yeda Crusius (PSDB), afirmou que mantém diálogo com o governo federal e destacou que foi a primeira a assinar a adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e ao Plano de Desenvolvimento da Educação.

– Diálogo é fato com resultados. Contra fatos e resultados, não há argumento – declarou.

Sem nominar Tarso, afirmou:

– Se o governo do Estado durante algumas gestões se colocou de costas para o governo federal por não ter como compartilhar das contrapartidas, conosco acabou.

Ela negou que tenha dado uma resposta a Tarso. Ao final do discurso, a assessoria de Yeda distribuiu pastas com todos os investimentos do Estado.

Depois de chegar com mais de 40 minutos de atraso ao encontro, o candidato peemedebista ao governo do Estado, José Fogaça, destacou que pretende transformar a Secretaria de Relações institucionais na pasta de Cidades e Desenvolvimento Regional, focada nos municípios.

– Um dos nossos primeiros compromissos é criar um órgão de articulação, um conselho gestor da Região Metropolitana com a representação dos municípios para harmonizar as diversas políticas promovidas a partir da autoridade municipal.
Fogaça explicou que chegou atrasado por ter de cumprir outra agenda. Afirmou ainda que se dirigiu ao salão durante a manifestação da governadora Yeda Crusius, mas não entrou para não “atrapalhar” a exposição da tucana.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.