clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Política  | 14/07/2010 13h13min

Estado ocupa quarto lugar no Índice de Transparência nacional

Executivo Federal é o primeiro colocado no ranking

O Rio Grande do Sul obteve a nota 6,29 e ocupa o quarto lugar no Índice de Transparência nacional, que avalia os portais criados pelos governos com o fim de disponibilizar gastos e receitas das contas públicas para consulta popular. O ranking foi lançado na manhã desta quarta-feira em Brasília.

O Estado ficou atrás do Executivo Federal, que lidera o ranking, e dos Estados de São Paulo e Pernambuco, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

A União, Estados e municípios com mais de 100 mil habitantes são obrigados por lei, desde maio de 2009, a disponibilizar um site na internet com informações sobre a execução orçamentária e financeira. Para avaliar estas informações, um comitê formado por especialistas em finanças e contas públicas criou o Índice de Transparência, que elenca os portais com maior ou menor grau de transparência com base em parâmetros técnicos.

O comitê atribui notas de zero a dez para os portais públicos. Entre os critérios de avaliação estão o nível de detalhamento da despesa, as possibilidades de download dos dados, a frequência de atualização e as facilidades na navegação.

Meta do Governo Estadual é topo do ranking

O Portal de Transparência gaúcho é feito pela Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage) em parceria com a Secretaria da Fazenda.

O contador e auditor geral do Rio Grande do Sul, Roberval Marques, esteve em Brasília para acompanhar o lançamento do Índice da Transparência. Ele acredita que o ranking demonstra que o Portal está "no caminho certo" e que a medida é válida para promover a transparência nos gastos públicos.

— Esta iniciativa vai estimular uma sadia concorrência e competição para melhorar a transparência nas contas públicas no país — acredita Marques.

Para o secretário estadual da Transparência, Francisco Luçardo, a meta, agora, é seguir as instruções do comitê e aperfeiçoar o site para alcançar o topo do ranking.

— A gente ficou feliz com o resultado, até porque não ficamos distante de nenhum Estado — comemorou o secretário.

ZEROHORA.COM
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Reprodução / 

Portal do Governo Estadual está em quarto lugar em ranking de transparência nacional
Foto:  Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Reprodução


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.