clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 14/07/2010 02h42min

Candidatos gaúchos ao Senado planejam valorizar currículos em campanha

Três nomes lideram pesquisa, mas só dois senadores serão eleitos

Com três candidatos brigando pela ponta na disputa pelo Senado, o passado é que vai dar o tom das campanhas. Ana Amélia Lemos (PP), Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) vão seguir estratégias de propaganda baseadas no que já fizeram – e assim tentarão convencer os eleitores sobre o que poderão fazer.

A pesquisa mais recente do Ibope mostrou Rigotto e Paim na liderança, empatados com 46%. Ana Amélia surge em terceiro, com 40%. Neste ano, como os gaúchos vão eleger dois senadores, os três disputam a dianteira. Por isso, estrategistas trabalham dia e noite nos conceitos de campanha.

Nos próximos dias, a candidata do PP lançará o slogan “A senadora que o Rio Grande precisa”. A ideia é mostrar que, durante seus 31 anos como jornalista em Brasília, ela atuou como defensora dos interesses do Estado.

– E eu continuarei fazendo isso, mas agora com outros instrumentos – diz Ana Amélia.

Na primeira fase da campanha, a trajetória da candidata será explorada desde a infância pobre em Lagoa Vermelha, cidade cujo prefeito já se revelou um dissidente do PDT: Getúlio Ceriolli apoia Ana Amélia, embora seu partido esteja coligado com o PMDB.

O ex-governador também explorará o passado. Ao analisar seu desempenho nas pesquisas, líderes do PMDB acreditam que boa parte do eleitorado aprovou seu mandato no Palácio Piratini, entre 2003 e 2006. Ainda sem slogan definido – mas com o coraçãozinho que há anos o acompanha como símbolo –, Rigotto tentará mostrar por que sua experiência como governador, deputado federal e líder estudantil é importante para o Senado.

– Vamos recuperar a minha história de vida – adianta o peemedebista, que promete trabalhar pelas reformas tributária e política.

Com o slogan “Sou Rio Grande, sou Paim”, o candidato do PT busca a reeleição com o seguinte lema:

– Não preciso prometer nada. Meu papel será mostrar o que fiz nesses oito anos como senador, além de seguir a mesma linha de atuação.

Paim dirá que pretende dar continuidade aos projetos que já defende no Senado. Entre eles, estão os estatutos que criou: do Motorista, da Pessoa com Deficiência, da Igualdade Racial e do Idoso. A campanha do petista mostrará vídeos e cartas de eleitores de outros Estados fazendo um apelo para que os gaúchos reelejam o senador.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.