Eleições | 14/07/2010 02h42min
Com três candidatos brigando pela ponta na disputa pelo Senado, o passado é que vai dar o tom das campanhas. Ana Amélia Lemos (PP), Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) vão seguir estratégias de propaganda baseadas no que já fizeram – e assim tentarão convencer os eleitores sobre o que poderão fazer.
A pesquisa mais recente do Ibope mostrou Rigotto e Paim na liderança, empatados com 46%. Ana Amélia surge em terceiro, com 40%. Neste ano, como os gaúchos vão eleger dois senadores, os três disputam a dianteira. Por isso, estrategistas trabalham dia e noite nos conceitos de campanha.
Nos próximos dias, a candidata do PP lançará o slogan “A senadora que o Rio Grande precisa”. A ideia é mostrar que, durante seus 31 anos como jornalista em Brasília, ela atuou como defensora dos interesses do Estado.
– E eu continuarei fazendo isso, mas agora com outros instrumentos – diz Ana Amélia.
Na primeira fase da campanha, a trajetória da candidata será explorada desde a infância pobre em Lagoa Vermelha, cidade cujo prefeito já se revelou um dissidente do PDT: Getúlio Ceriolli apoia Ana Amélia, embora seu partido esteja coligado com o PMDB.
O ex-governador também explorará o passado. Ao analisar seu desempenho nas pesquisas, líderes do PMDB acreditam que boa parte do eleitorado aprovou seu mandato no Palácio Piratini, entre 2003 e 2006. Ainda sem slogan definido – mas com o coraçãozinho que há anos o acompanha como símbolo –, Rigotto tentará mostrar por que sua experiência como governador, deputado federal e líder estudantil é importante para o Senado.
– Vamos recuperar a minha história de vida – adianta o peemedebista, que promete trabalhar pelas reformas tributária e política.
Com o slogan “Sou Rio Grande, sou Paim”, o candidato do PT busca a reeleição com o seguinte lema:
– Não preciso prometer nada. Meu papel será mostrar o que fiz nesses oito anos como senador, além de seguir a mesma linha de atuação.
Paim dirá que pretende dar continuidade aos projetos que já defende no Senado. Entre eles, estão os estatutos que criou: do Motorista, da Pessoa com Deficiência, da Igualdade Racial e do Idoso. A campanha do petista mostrará vídeos e cartas de eleitores de outros Estados fazendo um apelo para que os gaúchos reelejam o senador.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.