| 08/07/2010 14h45min
Misturando músicas e cores que simbolizam o país pentacampeão mundial, autoridades do futebol e da política apresentaram em Joanesburgo a logomarca da Copa 2014, a ser disputada no Brasil.
Com a apresentação do casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, a cerimônia contou com participações de artistas brasileiros, como Bossa Cuca Nova, Barbatuques e Vanessa da Mata, que deram um aperitivo da cultura que será bastante visada em quatro anos.
Ricardo Teixeira abriu a rodada de discursos. O presidente da CBF espera envolver o mundo no espírito brasileiro em quatro anos:
— “Brasileirar” vai ser o novo verbo proferido pelo planeta. Será inesquecível. Todos estão convidados.
Blatter acredita na herança da Copa
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, começou seu discurso elogiando a história vencedora do Brasil no futebol:
— Futebol é uma religião no Brasil, vocês escreveram a história do futebol. Futebol não é só chutar, é cultura.
Muito empolgado, Blatter fez questão de enfatizar o legado que uma Copa pode trazer a um país:
— A Copa terá um importante papel social, cultural e econômico no Brasil. Desejo sucessos para os preparativos e estou muito feliz hoje por mostrar o novo emblema da Copa 2014 — teorizou o presidente, que depois endossou a ideia de Teixeira: — Chegou a hora de vivermos um outro idioma, de falarmos português, ou, melhor, brasileiro. Desejo todo sucesso ao Brasil.
Lula reforça campanha por transparência
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não poupou agradecimentos em seu discurso em Joanesburgo. Agradeceu a Cafu, Bebeto, Romário, todos presentes na plateia, e até elogiou Beckenbauer, que, segundo Lula, só não foi melhor que Pelé.
Lula aproveitou o tom festivo e também se dirigiu amistosamente ao presidente da CBF. Se poderia haver um clima de constrangimento entre Teixeira e Lula, devido a declarações do presidente da República sobre renovação no comando da CBF, Lula resolveu não aumentar a polêmica em Joanesburgo.
— Eu não serei mais presidente depois do dia 1º janeiro de 2011, mas continuarei brasileiro, amante do futebol. Ricardo, pode contar comigo para fazermos a melhor Copa do Mundo da história — disse.
Sobre os gastos públicos na realização da Copa, sobretudo em relação aos estádios, Lula ressaltou que o processo irá primar pela transparência:
— A realização do evento terá a máxima transparência. Todos os gastos públicos serão divulgados na internet e poderão ser acompanhados em tempo real — declarou o presidente, que também lembrou o esforço do ex-presidente da Fifa João Havelange para levar uma Copa ao continente africano.
Um vídeo para encerrar
Antes da apresentação da logomarca, foi apresentado um vídeo com personalidades brasileiras dando suas opiniões sobre a identidade visual que vai marcar a próximo Mundial. O anúncio oficial da logomarca para a Copa de 2014 encerrou o evento em Joanesburgo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.