| 06/07/2010 21h11min
Na Seleção Brasileira, Dunga foi demitido do cargo de técnico. E nas outras seleções da Copa? Confira a situação dos treinadores das principais seleções que participaram do Mundial da África do Sul e já foram eliminadas da competição:
Montagem sobre fotos da AFP
África do Sul
O brasileiro Carlos Alberto Parreira deixou o comando da seleção anfitriã da Copa após a eliminação do time na primeira fase. Seu substituto deve ser o ex-auxiliar técnico da equipe Pitso Mosimane. Ele foi indicado por Parreira como melhor opção para o seu lugar.
Argélia
O treinador Rabah Saadane ainda não sabe qual será o seu futuro. Após a eliminação do time na primeira fase - duas derrotas e um empate -, ele declarou que se reunirá com o presidente da federação de futebol do país para discutir sua situação.
Argentina
A decisão da permanência de Maradona está nas mãos do próprio ídolo argentino. O presidente da Federação Argentina de Futebol, Julio Grondona, já declarou que não irá demitir o técnico. A Lazio especulou o nome de Maradona para treinar o time.
Brasil
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, demitiu Dunga e toda a comissão técnica da equipe. Os nomes mais cotados para assumir a única seleção pentacampeã são Luiz Felipe Scolari, mano Menezes, Leonardo e Muricy Ramalho.
Camarões
O francês Paul Le Guen não conseguiu nenhuma vitória comandando a seleção de Camarões. Como já era esperado, depois da participação no mundial o treinador pediu demissão. O novo treinador do time ainda não foi escolhido.
Chile
Satisfeito com a campanha comandada pelo argentino Marcelo Bielsa, o presidente da Federação Chilena de Futebol, Harold Mayne-Nicholls, pretende manter o treinador no cargo. Porém, a decisão será tomada depois do dia 31 de julho, quando acaba o contrato do técnico.
Coreia do Sul
O técnico Huh Jung-Moo deixou o comando do time após a eliminação para o Uruguai nas oitavas de final. A federação de futebol do país ainda não anunciou quem será o substituto.
Costa do Marfim
O sueco Sven-Goran Eriksson, que assumiu a Costa do Marfim dois meses antes da Copa, deixou o comando da equipe após a eliminação ainda na primeira fase da competição. O novo treinador ainda não foi anunciado.
Dinamarca
A campanha da equipe de Morten Olsen foi classificada como ridícula e vergonhosa pela imprensa da Dinamarca. Porém, o treinador declarou que não pretende pedir demissão do cargo.
Eslovênia
Matjaz Kek deve seguir no comando. O treinador, em entrevista, já projetou a participação do país na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Estados Unidos
À princípio, Bob Bradley deve permanecer no comando da equipe. Porém, a decisão definitiva sairá apenas daqui três ou quatro meses. O treinador levou a equipe até as oitavas de final da Copa, após uma classificação emocionante contra a Eslovênia na primeira fase. Bradley declarou que gostaria de permanecer no cargo.
França
Depois do fiasco do time na África do Sul, Raymond Domenech foi considerado um dos principais culpado e acabou demitido. O treinador acabou alvo de um boicote dos jogadores do time durante a competição. Laurent Blanc, ex-jogador e capitão dos Blues, foi anunciado como o novo técnico.
Gana
A campanha do sérvio Milovan Rajevac, que levou o país africano até as quartas de final do Mundial, agradou. Possivelmente ele receba um convite para permanecer no comando do time. Kwesi Nyantakyi, presidente da federação de futebol de Gana, admitiu a vontade de renovar com o técnico.
Grécia
A equipe não conseguiu passar da fase de grupos e o alemão Otto Rehhagel foi demitido depois de nove anos no comando da equipe. Quem assume a seleção grega é o português Fernando Santos, que já treinou o Panathinaikos, o AEK Atenas e o PAOK Salônica, todos da Grécia.
Honduras
O colombiano Reinaldo Rueda já manifestou interesse em permanecer no cargo. Antes da Copa, a federação do país havia deixado aberta a possibilidade de renovação. A decisão deve ser tomada nos próximos meses.
Inglaterra
Apesar da campanha irregular na Copa, o italiano Fabio Capello segue no comando da seleção inglesa. O treinador está no comando da equipe desde 2008, e tem contrato até 2012, quando será disputada a Eurocopa.
Itália
Marcelo Lippi anunciou que deixaria o comando da equipe antes mesmo do início da Copa do Mundo. Após o fracasso na competição, a federação de futebol do país anunciou Cesare Prandelli como novo treinador da "Azurra".
Japão
Takeshi Okada deixou o cargo de técnico da equipe após levar a seleção japonesa às oitavas de final, quando perdeu nos pênaltis para o Paraguai. Bielsa, que comandou o Chile na Copa, é um dos nomes especulados para assumir a equipe.
México
Javier Aguirre, há 15 meses no cargo, deixou o posto de treinador do México após a eliminação na Copa contra a Argentina, nas oitavas de final. O presidente da Federação Mexicana de Futebol, Justino Compeán, fez oferta para manter Aguirre, mas ele preferiu sair. O novo técnico ainda não foi anunciado.
Nigéria
Apesar da má campanha — duas derrotas e um empate — o sueco Lars Lagerback deve continuar como treinador da Nigéria. Após a participação do time no Mundial, o presidente do país comunicou que suspendeu a equipe por dois anos. Porém, com medo da Fifa, a decisão foi revogada.
Nova Zelândia
Após ficar na frente da Itália na primeira fase e terminar a Copa invicto, mesmo sem se classificar para as oitavas de final, o técnico Ricki Herbert preferiu não falar sobre seu futuro no comando da equipe. A decisão deve ser anunciada nos próximos meses.
Paraguai
Depois de comandar o Paraguai na melhor campanha da sua história em uma Copa do Mundo, o argentino Gerardo Martino anunciou que deixará o comando da equipe. Ele é um dos cotados para assumir a Argentina, caso Maradona não permaneça. O novo treinador do Paraguai ainda não foi anunciado.
Portugal
Apesar da pressão da imprensa local para demitir Carlos Queiroz, o futuro do técnico está indefinido. Queiroz garantiu que não pedirá para deixar o cargo, e um alto valor em uma possível rescisão de contrato dificultaria a demissão dele. O assunto ainda está sendo discutido pela Federação Portuguesa de Futebol.
Sérvia
Apesar da eliminação precoce na Copa, o técnico Radomir Antic já manifestou que não pretende deixar o cargo. A equipe terminou a competição com uma vitória, sobre a Alemanha, e duas derrotas.
Suíça
Mesmo com a eliminação da Suíça na fase de grupos, Ottmar Hitzfeld garantiu que cumprirá seu contrato até o fim, em julho de 2012. Segundo um porta-voz da federação suíça, uma proposta para renovar por mais tempo deve ser feita ao treinador.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.