Eleições | 05/07/2010 17h42min
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje considerar "prudente" que governantes e dirigentes políticos "guardem para si" suas opiniões em relação aos governos de outros países.
— Devemos nos manifestar diante de golpes de Estado. No restante, há que se ter certa cautela — disse a presidenciável, em entrevista a jornalistas após participar de almoço e debate com integrantes do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.
Questionada, a candidata não esclareceu se as declarações faziam referência ao seu adversário tucano, o candidato José Serra, que recentemente criticou os governos do Irã e da Bolívia.
— Acho prudente saber que política externa se faz com a cabeça, não com o fígado — afirmou.
Ao relembrar as divergências entre Brasil e Bolívia sobre o fornecimento de gás natural, a ex-ministra-chefe da Casa Civil disse que o governo Lula se recusou a atender clamores para que o País demonstrasse seu poderio diante do vizinho. Da mesma forma, ela citou que o Brasil evitou um novo conflito com o Paraguai por conta da polêmica sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
— É importante saber que não devemos resolver questões regionais criando novos conflitos. Não é prudente fazer críticas a País nenhum. O governante não pode fazer isso, a não ser que queira romper relações — disse Dima.
A candidata do PT ressaltou, contudo, ser contra prisões de caráter político:
— Sou contra prisões políticas porque sei o que elas são. Mas sei perfeitamente que não se faz política externa impondo o seu modelo a outro país.
Embora tenha recomendado cautela na análise de decisões de outros países, a ex-ministra se posicionou contra a invasão do Iraque por tropas norte-americanas.
— Não achei correta a invasão do Iraque. Se fizermos um balanço, acho que criou-se um tumulto ainda maior no Oriente Médio. Mas a minha opinião é minha e de metade do mundo. Minha e da torcida do Flamengo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.