clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Política  | 03/07/2010 02h51min

Jovens elegem educação e lazer como áreas em que o governo mais acerta ou erra

Opinião é do conselho de leitores do Kzuka

Marcela Donini  |  marcela.donini@zerohora.com.br

Educação e lazer. Na opinião da galera da Repúblika, conselho de leitores do Kzuka que reúne jovens entre 14 e 22 anos, são nessas áreas que a gurizada mais sente onde o governo está acertando ou errando. Não podia ser muito diferente, já que a sua rotina se resume a estudar e curtir, seja um cinema, um livro ou uma balada.

Deficiências como vagas escassas no Ensino Superior, falta de incentivo à leitura e poucos espaços públicos para lazer foram apontados pela turma. Para eles, a qualidade da educação básica também deixa a desejar. Apesar de não ser o caso da maioria deste grupo, que estuda em boas instituições da Capital e tem uma agenda cheia de eventos, essa galera consegue enxergar além do próprio umbigo.

– Sou a favor de cotas pela questão econômica, mas se investissem mais em educação básica, não seria necessário – opina Vitoria Burin, 16, aluna do Unificado, na Capital.

Para Marcel Hartmann Prestes, 17 anos, que já assegurou sua vaga na UFRGS, as cotas para escolas públicas também são importantes. Nenhum dos dois estudou em colégio público nem se encaixariam em cotas por razões econômicas. Mas todos elogiam, por exemplo, o Vale-Cultura, programa aprovado mas ainda não implementado pelo governo, e usufruem da meia-entrada no cinema.

E o que mais afeta diretamente suas vidas? A Lei do Estágio e o programa Primeiro Emprego são citados como boas iniciativas. Para o universitário Fábio Santos, 22 anos, e a vestibulanda Michelle Karoline Cardoso, 18 anos, dois jovens que já deixaram a escola, são dois pontos fundamentais.

Acima de tudo, essa galera deixa um pedido para os candidatos às eleições 2010: eles querem ser ouvidos.

– Tínhamos que ter mais voz ativa. Ninguém dá bola para o que o jovem fala – diz Julia Roberta Garcia, 15 anos.

Vitória Burin completa:

– Em Roma não tinha a Tribuna da Plebe? Por que não fazem algo parecido para dar espaço aos jovens?

Fica a dica.

Concurso Jovem Cidadão está na terceira rodada

Quem pretende participar da terceira rodada do Jovem Cidadão tem até 28 de julho para mandar seu texto. Nesta edição, o concurso recebe redações elaboradas com base na seguinte pergunta: “Que projeto para os jovens os políticos poderiam criar e por quê?”.

Para participar, basta enviar um texto para o jornal até o dia 28 (veja regras no quadro).

Podem ser sugeridas propostas para qualquer área: educação, cultura, ambiente, ou ainda algo diferente, que manifeste uma necessidade do jovem que poderia ser resolvida pela política.

Os três melhores textos desta etapa – um por categoria – serão publicados no último sábado do mês.

Como participar
AS CATEGORIAS
- Alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
- Alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental
- Alunos do Ensino Médio
O ENVIO
Os estudantes devem enviar textos com até 20 linhas, foto (impressa ou em formato JPG) e informações pessoais: nome, idade, escola, série, cidade, endereço e telefones.
- Por carta: Editoria de Política de ZH, Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre - RS. CEP 90169-900
- Por e-mail: para politica@zerohora.com.br
- O prazo: para a semifinal de julho, serão aceitos textos enviados até o dia 28. As redações que chegarem depois do prazo serão incluídas na próxima etapa do concurso.
- Mais informações

ZERO HORA
Diego Vara / 

Integrantes da Repúblika têm opinião crítica sobre governos, mas elogiam iniciativas como as cotas nas universidades e o Vale-Cultura
Foto:  Diego Vara


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.