Eleições | 30/06/2010 12h22min
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse, por volta do meio-dia desta quarta-feira, que a aliança do partido com o DEM está mantida. No entanto, ainda prossegue a indefinição em torno da vaga de vice na chapa encabeçada por José Serra (PSDB), candidato à Presidência da República.
O comando do PSDB aguarda um contato de Serra para saber se haverá substituição do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na vaga de vice. Serra passou as últimas horas negociando com a cúpula do DEM e poderá substituir o senador por um nome do partido.
— A aliança entre os dois partidos está mantida. Reconheço que houve um equívoco no processo de condução da escolha do vice, mas foi um pequeno acidente de trabalho. Respeito o DEM e a aliança está mantida. A questão do vice será definida depois de conversarmos com o candidato José Serra — afirmou Guerra, que encerrou por volta do meio-dia a reunião com o comando do partido e segue agora para Pernambuco, onde participará do lançamento da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo do Estado.
Cúpula do DEM adia convenção para o início desta tarde
A cúpula do DEM decidiu adiar a Convenção Nacional do Partido, em Brasília, para as 13h30min desta tarde. O encontro estava marcado para começar às 8h. O presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), ainda está em São Paulo negociando a indicação do candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra à Presidência da República.
Por telefone, Maia orientou o deputado ACM Neto (BA), um dos vice-presidentes da legenda, a abrir a reunião da Executiva e, no mesmo instante, suspendê-la. Segundo ACM Neto, até o meio-dia Maia deve ter conseguido embarcar a caminho de Brasília com uma definição a ser anunciada. O presidente do DEM estava, por volta das 10h30min, com o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), e com o presidenciável José Serra. A informação é do senador ACM Neto.
O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), disse que, a esta altura, as negociações estão avançadas, e PSDB e DEM já discutem um nome para ser indicado à vaga de vice na chapa encabeçada por Serra.
— É alguém combinado entre os dois partidos — limitou-se a dizer Agripino.
DEM e PSDB entraram em conflito depois de o senador tucano Alvaro Dias (PSDB-PR) ter sido anunciado como escolhido para compor uma chapa puro-sangue com Serra. O DEM reclamou ter sido alijado das negociações e cobrou indicar um vice da legenda.
No fim do dia de ontem, Agripino já falava em "zerar o jogo" para haver acordo, o que significaria recomeçar as negociações em torno da vaga do vice e indicar outro nome. Mesmo que o novo escolhido seja do PSDB, o importante é que o nome seja escolhido com apoio dos dois partidos aliados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.