| 26/06/2010 18h01min
Em partida válida pelas oitavas de final do Mundial da África do Sul, Gana derrotou os Estados Unidos por 2 a 1 na prorrogação e garantiu a vaga nas quartas de final da competição pela primeira vez, em sua segunda participação em Copas do Mundo. Agora os ganeses enfrentarão o Uruguai, que se classificou mais cedo neste sábado.
Apesar de um esquema supostamente defensivo da seleção de Gana, que entrou com três zagueiros e apenas um atacante, a segunda partida das oitavas de final da Copa do Mundo começou com domínio total dos africanos. A formação de Gana, a exemplo do que ocorreu na partida contra a Alemanha, pela última rodada da fase de grupos, foi o 3-6-1, mas quando não estavam com a bola, os ganeses chegavam a formar um 5-4-1, barrando as tentativas de ataque dos Estados Unidos durante todo o primeiro tempo.
E o domínio ganês não tardou a aparecer no placar. Logo aos cinco minutos da etapa inicial, com uma jogada iniciada em bola roubada no meio de campo e com grande velocidade e precisão, Kevin-Prince Boateng marcou o primeiro gol da partida.
Diante da visível superioridade ganesa, ainda antes do intervalo, aos 30 minutos, o técnico americano Bob Bradley optou por tirar Clark para a entrada de Edu, para tentar resolver os problemas do meio-campo norte-americano, mas a troca não surtiu efeito e a etapa inicial terminou mesmo 1 a 0 para Gana, com o domínio absoluto dos ganeses.
Segundo tempo completamente diferente
Com a pressão que os Estados Unidos sofreu no primeiro tempo, Bob Bradley resolveu, no intervalo, trocar o atacante Findley, pelo brasileiro naturalizado americano Benny Feilhaber, e mandou o time para frente.
E, os americanos realmente vieram com muito mais vontade na etapa complementar. Os meias Donovan e Dempsey criavam as principais jogadas de ataque para os EUA, mas o gol americano não viria tão facilmente. Foi preciso uma penalidade máxima para o time do Tio Sam empatar a partida. Aos 17 minutos, Donovan, herói da classificação americana às oitavas, bateu pênalti sofrido por Dempsey, em entrada de Jonathan, e empatou a partida.
O camisa 10 não apenas empatou, mas também passou a se movimentar muito mais, abrindo os espaços para as boas jogadas de ataque que os americanos criaram na etapa final, com Altidore e Feilhaber. Clint Dempsey foi outro que teve excelente atuação no segundo tempo e ajudou os americanos a alterarem o domínio da partida, que na etapa inicial foi de Gana.
Mas mesmo dominando a o jogo depois do intervalo, com várias boas chances para virar, os Estados Unidos não conseguiram o feito no tempo regulamentar e a partida foi para a prorrogação. Pela primeira vez na Copa do Mundo da África do Sul.
Prorrogação muda novamente o quadro do jogo
Logo aos 3 minutos da prorrogação, Gyan mudou novamente o quadro da partida, colocando Gana na frente mais uma vez em um belo gol. O atacante recebeu um lancamento que mais parecia um chutão e acreditou no lance. Mesmo com um empurrão do zagueiro americano na entrada da área, Gyan se manteve firme e bateu com violência de perna esquerda para marcar o segundo da seleção ganesa.
Com a vantagem, coube aos comandados de Milovan Rajevac administrarem o jogo. E foi o que fizeram, com uma catimba digna de times sul-americanos, a seleção de Gana ganhava preciosos segundos a cada lance.
E, apesar de vários lances de perigo para os Estados Unidos, em um dos jogos mais eletrizantes até agora na Copa, a partida terminou mesmo com a vitória e a classificação de Gana às quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, para enfrentar o Uruguai. Esta é apenas a segunda participação da seleção ganesa em Copas do Mundo e sua primeira classificação às quartas de final.
Gyan marcou um golaço na prorrogação e garantiu a vaga de Gana às quartas de final da Copa do Mundo
Foto:
Gianluigi Guercia, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.