Eleições | 26/06/2010 12h54min
Os partidos realizaram convenções para lançar as candidaturas oficiais ao governo do Estado na manhã deste sábado. Foram lançadas as candidaturas oficiais de José Fogaça e Tarso Genro.
Com direito a malabares, chuva de balões e transmissão ao vivo pela internet, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça foi lançado oficialmente candidato a governador do Estado em uma festa que lotou o teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, na manhã deste sábado. Durante a convenção, que reuniu os principais nomes do PMDB e do PDT, também foi confirmado como candidato a vice-governador o deputado pedetista Pompeo de Mattos.
Abraçado ao senador Pedro Simon e ao candidato do PMDB ao Senado, Germano Rigotto, Fogaça foi recebido com gritos e aplausos por militantes e aliados políticos e também por artistas em pernas de pau. Vestido com casaco marrom e camisa azul e diante das lentes de quatro cinegrafistas, que transmitiam o evento em tempo real na web, o candidato foi saudado pelo vice, devidamente pilchado, e pelo presidente do PDT, Romildo Bolzan, entre outros colegas de coligação.
Em seguida, após a execução do hino rio-grandense, integrantes dos dois partidos cruzaram o auditório carregando rosas vermelhas em alusão ao símbolo do PDT e uma tocha acesa, referência ao PMDB.
Tarso
Com o centro de convenções do Hotel Plaza São Rafael lotado, começou com quase uma hora de atraso a convenção estadual do PT.
O candidato Tarso Genro reafirmou a disposição de fazer uma campanha propositiva, centrada no programa de governo, que tem o desenvolvimento regional como eixo central.
— Nao vamos permitir a sectarização — disse Tarso antes do início do encontro.
O petista justificou a ausência da candidata à Presidência Dilma Rousseff na convenção. Disse que o PT gaúcho é que tem de promover a candidatura de Dilma e não o contrário.
— A campanha nacional tem uma lógica própria — disse Tarso, admitindo que o PT não quer causar constrangimento à candidata.
Tarso disse também que não tem expectativa em relação à vinda do presidente Lula para a campanha:
— Eu sou o candidato do presidente Lula. Esse conforto ninguém me tira. Não estou preocupado com a presença dele.
Atrás da mesa, um cartaz com a foto de Tarso junto com Dilma e o presidente Lula ocupava toda a parede do palco. Na plateia estavam os candidatos a deputado estadual e federal que, segundo o presidente Raul Pont, foram avaliados e preenchem os requisitos exigidos pelo PT. Entre eles, o deputado Daniel Bordignon, que está na lista dos políticos com restrições no Tribunal de Contas da União.
Na apresentação dos 18 candidatos a deputado federal, havia apenas duas mulheres. Maria do Rosário, que tinha uma das maiores torcidas na plateia, foi uma das mais aplaudidas. Como o PT conseguiu preencher todas as vagas femininas na nominata de deputado estadual, a organização pediu as candidatas posassem para uma foto.
Depois de homologar as candidaturas, o PT exibiu um vídeo produzido para a campanha de Dilma. As imagens mostram a trajetória de mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil. Dilma aparece como a que pode ser a primeira presidente da Republica.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.