clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/06/2010 17h25min

Uruguai faz 3 a 0 na África do Sul e lidera o Grupo A da Copa do Mundo

Jogando como meio-campista ofensivo, Forlán marcou dois gols na vitória uruguaia

Eduardo Cecconi - clicEsportes  |  eduardo.cecconi@rbsonline.com.br

Com dois gols de Forlán, o Uruguai venceu a África do Sul por 3 a 0, nesta tarde de quarta-feira, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2010. A partida foi disputada no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, na África do Sul. Álvaro Pereira competou o placar.

Saiba como foi a partida na íntegra do Minuto a Minuto

Com o resultado o Uruguai assume a liderança da chave, com 4 pontos em dois jogos. A África do Sul permanece com 1 ponto, junto com França e México, que têm uma partida a menos. Às 15h30min (horário de Brasília) desta quinta-feira, mexicanos e franceses se enfrentam, fechando a segunda rodada do Grupo A.

Domínio uruguaio
O técnico Oscar Tabárez modificou o sistema tático do Uruguai, abrindo mão do 3-5-2 utilizado na estreia contra a França (empate em 0 a 0), e adotando um 4-4-2 com meio-campo em formato de losango - tendo Forlán como meia-ofensivo.

E a estratégia deu certo. O Uruguai dominou a partida no primeiro tempo. Apesar de criar pouco, manteve a África do Sul distante do próprio gol, e não sofreu riscos.

A recompensa veio aos 24min. De longe, Forlán arriscou belo chute. A bola desviou levemente em Mokoena, encobrindo o goleiro Khune: 1 a 0 para o Uruguai. Nas arquibancadas, as vuvuzelas quase silenciaram.

Vitória ampliada
Com disciplina tática e empenho, os uruguaios seguiram dominando a partida na etapa final. Suárez, movimentando-se pelos lados, criou boas chances. E a defesa praticamente não concedeu oportunidades aos anfitriões.

Melhor em campo, Suárez ainda teve tempo de sofrer um pênalti. Aos 31min, ele foi derrubado por Khune. Rigoroso, o árbitro suíço Massimo Busacca expulsou o goleiro sul-africano.

Forlán cobrou com muita categoria. O goleiro Josephs, que substituiu Pienaar, foi na bola mas não alcançou, aos 35min: 2 a 0.

Nos acréscimos, Álvaro Pereira pegou a sobra de cruzamento na área, e fechou o placar, fazendo 3 a 0 para o Uruguai.

Próximos jogos
As duas seleções voltam a jogar às 11h (horário de Brasília) da próxima terça-feira, dia 22 de junho, fechando a fase classificatória do Grupo A. O Uruguai encara o México em Rustenburg, e a África do Sul desafia a França, em Bloemfontein.

Siga Brasil na África no Twitter

CLICESPORTES
 
África do Sul Uruguai
Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Masilela; Letsholonyane (Moriri), Dikgacoi, Modise, Pienaar (Josephs) e Tshabalala; Mphela. Muslera; M.Pereira, Lugano, Godín e Fucile (A.Fernandez); Pérez (Gargano), Arévalo, A.Pereira e Cavani (S.Fernandez); Forlán e Suárez.
Técnico: Carlos Alberto Parreira. Técnico: Oscar Tabárez.
África do Sul 0 x 3 Uruguai - Grupo A
Dia
: quarta-feira, 16 de junho de 2010.
Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul).
Arbitragem: Massimo Busacca, auxiliado por Matthias Arnet e Francesco Buragina (trio suíço).
Gols: Forlán (U), aos 24min do 1º tempo. Forlán (U, de pênalti), aos 35min; e Alvaro Pereira (U), aos 50min, ambos no 2º tempo.
Cartões amarelos: Pienaar e Dikgacoi (AS).
Cartão vermelho: Khune (AS).
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.