clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/05/2010 02h23min

Bento XVI visita Fátima

O Papa Bento XVI começou ontem, sua primeira peregrinação à Fátima, em Portugal, um dos grandes santuários do catolicismo, onde foi aclamado pela multidão. Procedente de Lisboa, o papa desceu de helicóptero em Fátima, para celebrar o décimo aniversário da beatificação dos pastores Francisco e Jacinta Marto e comemorar as aparições da Virgem em 1917.

No emblemático santuário, onde a passagem do papamóvel era aplaudido por centenas de milhares de peregrinos e fiéis de todas as nacionalidades, rezou na pequena capela onde, segundo a tradição a Virgem apareceu aos três meninos portugueses, no dia 13 de maio de 1917. Ajoelhado ante a estátua de Maria, o Papa rezou pelo predecessor, João Paulo II, quem visitou três vezes o santuário.

– É motivo de profunda consolação para nós saber que fostes coroada não apenas com o ouro e a prata de nossas alegrias e esperanças, mas também com a ‘bala’ que simboliza nossas preocupações e sofrimentos – invocou o Papa.

O religioso alemão concede importância à veneração popular da Virgem Maria.

– Venho como peregrino – comentou ainda no voo que o levava a Portugal, durante o qual associou indiretamente o terceiro segredo de Fátima aos “sofrimentos” atuais da Igreja, causados pelo escândalo de ter encoberto durante anos abusos sexuais cometidos por sacerdotes.

Nas visões do terceiro segredo “fala-se da paixão da Igreja, anunciando-se muitos sofrimentos. O Senhor disse que a Igreja sofrerá até o fim do mundo e isto estamos vendo hoje de modo particular”, comentou.

O texto do terceiro mistério foi mantido em segredo por décadas e só foi revelado no ano 2000, precisamente em Fátima, por desejo de João Paulo II. Um mês depois, o então cardeal Joseph Ratzinger e atual papa, que era prefeito para a Doutrina da Fé, publicou uma explicação teológica do segredo, na qual excluía que se tratasse de revelações apocalípticas.

Pela manhã, em Lisboa, num encontro com mais de mil personalidades e representantes do mundo das letras e das artes, pediu a eles que mantivessem os valores cristãos.

Hoje, o papa Bento XVI celebra a segunda missa na esplanada do santuário, reunindo-se, à tarde, com os bispos portugueses.

Fátima
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.