clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/05/2010 17h18min

David Cameron é nomeado novo primeiro-ministro britânico

Conservadores gorvernarão em coalizão com liberais-democratas

A Grã-Bretanha já tem um novo primeiro-ministro. Após aceitar a renúncia do trabalhista Gordon Brown, a rainha Elizabeth II nomeou, nesta terça-feira, o líder conservador britânico David Cameron.

Um comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham afirma que a rainha pediu que Cameron formasse um novo governo. O comunicado afirma que "o honorável David Cameron aceitou a oferta de Sua Majestade e beijou suas mãos após ser nomeado primeiro-ministro".

A renúncia de Brown vem após as eleições parlamentares, em que o partido trabalhista perdeu a maioria do congresso. Apesar de ter ganhado mais cadeiras no parlamento, o partido conservador não conquistou a maioria absoluta, condição necessária para que o novo governo pudesse ser formado de forma automática.

Após negociação com o partido Liberal-Democrata, que permitiu a formação de um governo de coalizão, o caminho foi aberto para Cameron.

Eleições

O resultado das eleições parlamentares, realizadas na última quinta-feira, 6 de maio, foi de 306 cadeiras para os conservadores, 258 para os trabalhistas, 57 para os liberais-democratas e 28 para outros partidos.

O sistema político da Grã-Bretanha determina que, para que um novo governo seja formado automaticamente, é necessário que o partido vencedor obtenha 326 assentos na Câmara dos Comuns (análoga a Câmara dos Deputados). Como cinco cadeiras são do Sinn Féin, partido associado ao IRA, e não serão ocupadas, são necessárias 323 cadeiras para alcançar a maioria. Já que isso não aconteceu, os conservadores tiveram que garantir o apoio dos liberais-democratas, formando um governo de coalizão.

AFP
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.