clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/05/2010 03h54min

British Petroleum não consegue conter vazamento no Golfo do México

Empresa levanta a possibilidade de colocar estrutura menor sobre o poço

Fracassou a tentativa da British Petroleum (BP) de conter parte do vazamento de petróleo no Golfo do México. O objetivo era cobrir os pontos pelos quais o petróleo escapa, no fundo do mar, com uma grande estrutura de aço e concreto.

No entanto, quando os técnicos da BP tentavam baixar o domo de contenção até o local do vazamento, a 1,6 mil metros de profundidade, cristais de gelo se formaram no interior da estrutura e entupiram a saída por onde o petróleo subiria à superfície para ser coletado por um navio petroleiro. Nunca um domo de contenção, como é chamada a estrutura de 12 metros de altura e cem toneladas, havia sido usado em uma profundidade tão grande. Apesar do insucesso inicial, a empresa não jogou a toalha.

– Eu ainda não diria que a tentativa falhou. O que estamos fazendo agora, e acho que faremos pelas próximas 48 horas, é perguntar: “Será que existe um jeito de superar esse problema?”– declarou Doug Suttles, chefe de operações da BP.

Ontem, a empresa informou que está estudando a possibilidade de instalar uma estrutura menor sobre o poço. Em tese, ela seria menos vulnerável ao gelo, já que conteria menos água.

Enquanto isso, a mancha de petróleo na superfície do mar avança em direção à costa americana, depois de chegar às Ilhas Chandeleur, na quinta-feira, no Estado americano da Louisiana, uma reserva ecológica.

O vazamento de petróleo, que pode ser o pior da história dos EUA, ameaça provocar um desastre econômico e ecológico nas praias, refúgios naturais e áreas de pesca no Golfo do México.

Autoridades investigam a empresa

As autoridades americanas tentam determinar se a empresa petrolífera British Petroleum (BP) cometeu falhas na operação da plataforma Deepwater Horizon, palco de uma explosão em abril que provocou o vazamento de petróleo no Golfo do México.

– Enviei representantes do Departamento de Justiça para ver o que podemos fazer a respeito do que aconteceu e descobrir se houve falhas na conduta por parte da BP – disse Eric Holder, secretário de Justiça dos EUA.

A BP já é alvo de uma série de ações na Justiça, movidas por profissionais da pesca ou do turismo, que sofrem as consequências da maré negra.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.