| 09/05/2010 11h06min
Mark Webber confirmou a grande superioridade da Red Bull e venceu com muita facilidade o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula-1, em Barcelona. Numa corrida chatíssima, a Red Bull só não fez dobradinha porque se atrapalhou na troca de pneus de Sebastian Vettel, que acabou em terceiro. Fernando Alonso herdou a segunda posição após um acidente de Lewis Hamilton na penúltima volta por uma falha na roda do McLaren.
Felipe Massa, após o nono lugar no treino classificatório, ganhou duas posições na largada e ficou em sétimo a prova toda até herdar a sexta colocação com a batida de Hamilton. Ele acabou logo atrás de Michael Schumacher, que fez sua melhor corrida no ano e acabou em quarto, e Jenson Button, que, mesmo com a quinta posição, manteve a ponta do Mundial, com 70 pontos, contra 67 de Alonso, 60 de Vettel, 53 de Webber, 50 de Rosberg e 49 de Massa e Hamilton.
Em relação aos demais brasileiros, Rubens Barrichello, da Williams fez uma corrida correta e terminou em nono lugar após largar em 17º, Lucas di Grassi, da Virgin, acabou em 19º e Bruno Senna, da Hispania, abandonou logo na primeira volta.
A próxima etapa do Mundial será no próximo domingo, em Mônaco.
A corrida
A largada teve como única mudança significativa nas primeiras posições a subida de Felipe Massa de nono para sétimo. Na frente, Webber partiu bem da sua pole e começou a abrir facilmente de Vettel, Hamilton, Alonso, Schumacher e Button.
De forma surpreendente, Vettel não conseguia acompanhar o companheiro de equipe e não escapava de Hamilton e Alonso. Enquanto isso, Schumacher perdia terreno em relação aos líderes e deixava Button e Massa presos atrás dele.
Enquanto Webber disparava, a Red Bull cometia um erro no pit stop de Vettel, que, ao sair dos boxes, dividiu a primeira curva com Hamilton mas saiu no prejuízo e teve de cortar a curva seguinte. Alonso, com um ritmo razoavelmente bom, ficou na espreita atrás deles.
Já Button, mesmo com um carro visivelmente mais veloz, não conseguiu passar Schumacher. Massa, por sua vez, teve seu ritmo um comprometido ao danificar a asa dianteira quando dava uma volta no atrapalhado Karun Chandhok, da Hispania. Felipe decidiu não trocar a asa, o que atrapalharia sua estratégia, e acabou ficando atrás de Schumi e Button.
Quando a corrida se encaminhava para um desfecho monótono, dois problemas mecânicos deram um tempero à parte. Vettel teve um pneu furado, passou reto numa chicane e teve de fazer um pit stop extra, e Hamilton teve uma quebra na roda dianteira esquerda e bateu na penúltima volta. Alonso ganhou de graça o segundo lugar e fez a festa, já que não esperava um resultado tão bom diante da torcida espanhola.
Já Webber rumou tranquilamente para a sua terceira vitória na Fórmula-1 e entrou na briga pelo campeonato após ser dominado pelo companheiro Vettel nas quatro corridas anteriores.
Classificação na prova:
01 Mark Webber
02 Fernando Alonso
03 Sebastian Vettel
04 Michael Schumacher
05 Jenson Button
06 Felipe Massa
07 Adrian Sutil
08 Robert Kubica
09 Rubens Barrichello
10 Jaime Alguersuari
11 Vitaly Petrov
12 Kamui Kobayashi
13 Nico Rosberg
14 Lewis Hamilton
15 Vitantonio Liuzzi
16 Nico Hulkenberg
17 Jarno Trulli
18 Timo Glock
19 Lucas di Grassi
*Bruno Senna, Pedro de la Rosa, Sebastien Buemi, Karun Chandhok e Heikki Kovalainen não completaram a prova.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.