| 07/05/2010 12h51min
As listas finais com os nomes dos 23 jogadores das seleções da Copa do Mundo de 2010 devem ser enviadas à Fifa até a noite de 1º de junho. Segundo determinação divulgada nesta sexta pela entidade, em seu site, a convocação deve estar pronta à meia-noite desta data pelo horário da Europa Central, 19h pelo horário de Brasília.
As convocações devem ter jogadores presentes em uma pré-lista de até 30 nomes, que deve ser determinada até o dia 11, terça da próxima semana, também às 19h (horário de Brasília). Esta pré-lista será publicada no site da Fifa às 7h do dia 13, quinta desta semana, meio-dia pelo horário da Europa Central. Já a nominata oficial das seleções estará na página da entidade no dia 11 de maio, também às 19h.
Estes jogadores devem ser liberados antes do dia 17 de maio por seus clubes. Assim, a partida de volta entre Grêmio e Santos, marcada para dois dias depois desta data pelas semifinais da Copa do Brasil, não deve contar com o atacante alvinegro Robinho e o goleiro tricolor Victor. Já o Inter deve se dar bem, pois enfrentará o Estudiantes no Beira-Rio sem o meia Verón no confronto decisivo pelas quartas de final da Copa Libertadores.
Os jogadores que sofrerem lesões sérias podem substituídos até 24 horas antes da primeira partida. No caso do Brasil, se Dunga tiver de fazer algum corte, ele terá de convocar um jogador às pressas até as 15h30min (horário de Brasília) de 15 de junho. No dia 16, no mesmo horário, a Seleção estreia no Mundial diante da Coreia do Norte em Joanesburgo. O substituto do atleta cortado não precisa estar na pré-lista de 30 nomes.
A programação vai alterar os planos de algumas seleções. Entre os cabeças-de-chave, a Argentina pretendia anunciar 35 pré-convocados em 12 de maio. Diego Maradona terá de escolher 30 atletas, um dia antes. A Inglaterra, que anunciaria os 30 nomes iniciais no dia 16, terá de apressar a pré-convocação. Já no caso da Seleção Brasileira, a norma não atrapalha os planos de Dunga, que anunciará os 23 nomes já na próxima terça.
Confira as datas inicialmente previstas para convocações dos cabeças-de-chave:
Grupo A
Argentina: 12 de maio, com 35 nomes
Grupo B
Inglaterra: 16 de maio, com 30 nomes; 1º de junho, com 23 jogadores
Grupo C
França: 11 de maio, com 23 nomes
Grupo D
Alemanha: 6 de maio, com 30 nomes, 1º de junho, com 23 jogadores
Grupo E
Holanda: 11 de maio, com 30 jogadores
Grupo F
Itália: 18 de maio, com 23 jogadores
Grupo G
Brasil: 11 de maio, com 23 nomes
Grupo H
Espanha: 19 de maio, com 23 jogadores
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.