clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/05/2010 10h21min

A 35 dias da Copa, taça começa tour pela África do Sul

Secretário-geral da Fifa compara valor do objeto ao da Monalisa

O objeto mais cobiçado do futebol mundial está em sua nova casa. Nesta sexta-feira, a taça da Copa do Mundo foi exibida pela primeira vez ao público no tour que fará pela Africa do Sul até o mês que vem. O local de estréia foi a comunidade de Khayelitsha, na Cidade do Cabo. Saindo do local passará por mais 37 cidades e vilarejos, terminando o passeio em 5 de junho, em Soweto. A partir daí, ficará guardada à espera das mãos que a levantarão em 11 de julho, após a decisão. As informações são do site Globoesporte.com

São apenas 37 centímetros de altura, não mais do que dois palmos, e quase 7 quilos de ouro 18 quilates. Tem a forma de duas figuras humanas segurando o planeta. O valor material é altíssimo e o simbólico é incalculável.

— Simplesmente é algo que não tem preço. É o mesmo que você me perguntar quanto custa a Monalisa — comparou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Além dos profissionais envolvidos no processo, apenas chefes de estado e jogadores que já tenham conquistado uma Copa do Mundo podem tocar na taça. E aí vale quem tenha vencido campeonatos anteriores a 1974, quando o troféu ainda era o Jules Rimet. A primeira mulher a ter a honra de segurá-la foi Ellen Johnson-Sirleaf, presidente da Libéria, durante o tour pelo continente antes da chegada à África do Sul. Nesta quinta, os torcedores não tiveram a mesma chance, mas saíram muito satisfeitos com uma foto ao lado da taça.

Apenas cinco países possuem a honra de ver seus nomes gravados na base do troféu, por já terem conseguido conquistá-la: Alemanha, Argentina, Itália, Brasil e França. Uruguai e Inglaterra, que levantaram títulos mundiais antes da criação da nova taça, em 74, ficaram fora. A base só será totalmente ocupada após a Copa de 2038. Os campeões levam apenas uma réplica. A verdadeira permanece com a Fifa, que a entrega após a final do Mundial. Ela é erguida, como símbolo do momento que já nasce histórico, e depois devolvida aos cofres da entidade, à espera de seu novo dono.

Gianluigi Guercia, AFP  / 

Torcedor sul-africano "namora" a Copa do Mundo
Foto:  Gianluigi Guercia, AFP  / 


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

06/05/2010 09h05min
A 36 dias da Copa, Alemanha divulga lista de 27 pré-selecionados
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.