clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 03/05/2010 03h12min

Candidatos ao Piratini farão campanha na Capital durante a semana

Depois de sábado e domingo em Porto Alegre, Fogaça e Tarso estendem atividades pela Região Metropolitana até quinta

Enquanto aguardam a definição de apoio do PP e do PC do B, os candidatos ao Piratini José Fogaça (PMDB) e Tarso Genro (PT) focam as atividades de campanha desta semana na Capital e na Região Metropolina. Fogaça estará em roteiros pelo Interior só a partir de quinta-feira, quando visita a Fenasoja, em Santa Rosa. Tarso estará na feira na sexta-feira.

Após eleger a candidatura de Yeda Crusius como a favorita para apoiar na eleição de outubro, o PP aguarda a resposta dos tucanos para sua exigência de coligação para deputado estadual e federal.

Como a proposta tem sido rechaçada pelos candidatos de PSDB e PPS, os progressistas aguardam uma contraproposta dos aliados que compense a rejeição da aliança na proporcional. A definição deve ocorrer nos próximos dias. Embora as chances hoje sejam remotas, Fogaça ainda aposta no apoio do PP.

A decisão do PC do B sobre apoiar Beto Albuquerque (PSB) ou Tarso não deve sair esta semana. Conforme o presidente da sigla, Adalberto Frasson, a discussão sobre a viabilidade do apoio a Beto não está amadurecida:

– Trabalhávamos com a candidatura de Beto em torno de uma aliança mais ampla. Como isso provavelmente não vai ocorrer, precisamos examinar melhor se numa aliança menor a candidatura terá um espaço político na disputa.

Uma das principais agendas da semana para Fogaça e seu vice, Pompeo de Mattos, ocorrerá amanhã, em reunião na sede do PDT em Porto Alegre. O dia 4 foi marcado para encontros semelhantes em todo o Estado. Prefeitos, vices, vereadores e diretórios foram convocados pela direção dos dois partidos a se reunirem para buscar o entrosamento das bases e montar a campanha em conjunto.

– Em alguns locais há richas entre os dois partidos. Se não tiver ambiente para uma única reunião, faremos encontros separados. A eleição não é municipal, não estamos obrigando os partidos a se juntarem nos municípios – afirmou Pompeo.

Ontem, Fogaça participou da missa em homenagem ao Dia do Trabalho e aos cem anos da Arquidiocese de Porto Alegre, no Parque da Redenção. O evento foi promovido pela Força Sindical.

Tarso, que no sábado participou de eventos alusivos ao Dia do Trabalho, também no Parque da Redenção, terá uma semana de encontros na Capital e na Região Metropolitana. Vai se reunir com dirigentes da Federasul, com reitores das universidades comunitárias, em Novo Hamburgo, e com religiosos em São Leopoldo.

Fogaça cumprimentou crianças no Parque da Redenção

Tarso participoude evento em homenagem aos trabalhadores, no sábado

Cenário eleitoral
Quem são, neste momento, os candidatos ao governo do Estado*:
Beto Albuquerque (PSB)
José Fogaça (PMDB)
Luis Augusto Lara (PTB)
Montserrat Martins (PV)
Pedro Ruas (PSOL)
Tarso Genro (PT)
Yeda Crusius (PSDB)
PRÉ-CAMPANHA
Pela legislação eleitoral, uma candidatura só pode se tornar oficial depois de homologada em convenção partidária. As convenções ocorrem obrigatoriamente de 10 a 30 de junho. Por isso, na atual fase, os postulantes são chamados de pré-candidatos.
CAMPANHA NAS RUAS
Na teoria – Somente a partir de 6 de julho os candidatos podem pedir votos abertamente, discursar em palanques eleitorais, inaugurar comitês e colocar material de campanha na rua.
Na prática – Embora não oficial, a campanha já está nas ruas há pelo menos dois meses. A legislação não proíbe os candidatos de viajar, apertar a mão de eleitores, elaborar planos de governo e montar suas equipes.
Fonte: *Também são pré-candidatos João Rodrigues (PTC) e Júlio Flores (PSTU), ambos filiados a partidos sem expressão no Estado.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.