| 27/04/2010 11h10min
Nunca a primeira fase da Copa Libertadores foi tão distante das oitavas de final. Impedidos de continuar na competição em 2009, Chivas Guadalajara e San Luis estão de volta. Na edição de 2010, os clubes mexicanos ganharam vagas para entrar direto na disputa das oitavas de final. O problema começou com o surto de gripe suína que atingiu o país no ano passado. A Conmebol concordou com o receio dos clubes — São Paulo e Nacional, do Uruguai — e não obrigou as equipes a jogar em território mexicano. Após o acontecimento, ficou decidido que os dois entrariam diretamente nas oitavas de final deste ano como compensação por não terem disputado a mesma fase no ano passado.
:: o clicEsportes acompanha as partidas no Placar Ao Vivo ::
Classificado pela primeira vez para disputar a fase mata-mata da competição mais importante da América do Sul, o San Luis vai comprovando sua evolução. O clube que foi fundado em 23 de Setembro de 1966 e, após crises financeiras, foi adquirido pela Televisa, somou apenas 14 pontos e o pior time do campeonato local. Patiño e Reyes, heróis da classificação em 2009 com os gols sobre o Libertad, do Paraguai, continuam no clube para a disputa atual.
Posicionado para enfrentar o atual campeão da Copa Libertadores, o Estudiantes de La Plata, o San Luis não terá tarefa fácil. O pior time do campeonato mexicano deve entrar em campo com a seguinte formação: Carlos Trejo; Diego Martínez, Oscar Mascorro, Jesús Palacios, Noé Maya; Ignacio Torres, Gonzalo Pineda, Guillermo Rangel, Juan Pablo Rodríguez; Blas Pérez e Alfredo Moreno.
No caso da equipe de Guadalajara, disputar a competição e alcançar as fases seguintes não é novidade. A equipe mais popular do país e uma das mais bem sucedidas do México terminou a Copa Libertadores em 2005 e 2006, na quarta colocação. Na disputa do Mexicano, depois de vencer os oito primeiros jogos, o time entrou em queda, mas conseguiu alcançar a segunda colocação do Bicentenário 2010 31 pontos.
A saída de cinco jogadores partidas para se juntar à seleção do México, que se prepara para jogar a Copa do Mundo na África do Sul tem sido a principal causa do baixo nível do jogo para Chivas, que tem sido utilizado por jogadores do banco ea perspectiva rookie a mistura com alguns outros experientes.
Na partida diante do Vélez Sarsfield, que ocupa o oitavo lugar no Torneio Clausura da Argentina, e chegou a esta fase como um dos candidatos ao título depois de terminar na liderança do Grupo 7 — quatro vitórias, um empate e uma derrota —, o time do Guadalajara deve jogar com: Liborio Sanchez, Hector Reynoso, Omar Esparza, Miguel Ponce, Mario de Luna, Edgar Mejía, Solis Ivan, Jorge Enriquez, Xavier Baez, Ricardo Michel e Omar Arellano.
Chivas Guadalajara, quarto colocado em 2005 e 2006, está de volta à Libertadores
Foto:
Ricardo Arduengo, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.