Eleições | 17/04/2010 11h40min
Ao discursar por cerca de meia hora durante o primeiro ato de apoio a sua candidatura à Presidência em solo gaúcho, a ex-ministra Dilma Rousseff exaltou os feitos do governo, como o Programa Luz para Todos, a redução de IPI para a linha branca e o Programa Minha Casa, Minha Vida.
A plenária organizada pelo PT gaúcho com movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos da base aliada de Lula ocorreu na manhã deste sábado, no Colégio Rosário.
— Vou ter milhões de brasileiros nessa caminhada que agora têm luz iluminando suas casas, vamos ver mulheres que vão mostrar seus refrigeradores, seus fogões e que puderam comprar casa. Veremos milhares de jovens mostrando seus diplomas obtidos no ProUni — ressaltou a ex-chefe da Casa Civil, que chegou ao auditório sob gritos de "Dilma, presidente".
Em meio a palmas, a candidata engrossou o coro de jovens que gritavam "o filho do pedreiro tá podendo ser doutor". Ela destacou uma promessa feita na semana passada em São Bernardo do Campo (SP).
— O compromisso com o emprego e, portanto, o compromisso com a melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros e brasileiros. Temos de acabar com a pobreza nessa terra — acrescentou.
Dilma se recordou de um depoimento que concedeu no Senado em maio de 2008, quando foi questionada pelo parlamentar Agripino Maia (DEM-RN) sobre a época da ditadura.
— Ele disse: "Ministra, a senhora mentiu." Eu disse para ele que diante da tortura, quem não não mente entrega os seus — afirmou Dilma, num dos momentos em que mais foi ovacionada pela plateia.
Dilma chama tucanos de
"exterminadores do futuro"
Minutos antes de encerrar o discurso, disparou críticas ao tucanos que ressaltam que o governo petista é uma continuidade da administração do PSDB:
— Esses que querem se passar como herdeiros do legado do presidente Lula, quando até ontem eram a oposição mais destrutiva que foi contra o Bolsa-Famíli, dizendo que era bolsa-esmola.
Esses são aqueles lobos em pele de cordeiro, exterminadores do futuro quando estiveram no poder.
No final do evento, ela tirou dezenas de fotos com militantes do partido e integrantes de movimentos sociais. Aos jornalistas, evitou comentar a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. O levantamento mostra o adversário José Serra (PSDB) com 38% das intenções de voto, enquanto a petista alcança 28%.
O evento começou com uma hora de atraso. Ao chegar na escola, às 9h30min, a ex-ministra se reuniu com o candidato do PT ao Palácio Piratini, Tarso Genro. Na presença do presidente petista, Raul Pont, do antecessor, Olívio Dutra, e do prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, articulador da campanha de Dilma no Estado, eles discutiram calendário de visitas da candidata ao Estado.
Depois de três dias de agenda no Estado, Dilma retornaria a Brasília na tarde de hoje, segundo a assessoria de imprensa.
Cabdidata do PT à Presidência acenou para a imprensa na chegada ao Colégio do Rosário
Foto:
Fernando Gomes
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.