clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 15/04/2010 03h25min

Dilma cumprirá agenda familiar no Rio Grande do Sul

Além de acompanhar a gravidez da filha, candidata petista participará de reuniões com empresários e ato político no sábado

Aline Mendes

Em meio à disputa por terreno na corrida pela Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) desembarca no Rio Grande do Sul para descansar e paparicar a filha Paula, grávida do primeiro filho. Além do compromisso familiar, a candidata cumprirá agenda de campanha, numa tentativa de reverter a desvantagem em relação a José Serra (PSDB) entre os eleitores gaúchos.

– Dilma não terá uma grande agenda. Ela está vindo muito mais por questões familiares – revelou um aliado.

Depois de anunciar que seria avó no programa SuperPop, da RedeTV!, no fim de janeiro, a pré-candidata quer ter tempo livre para passear com a filha e comprar acessórios para o enxoval do primeiro neto. Hoje, por exemplo, ela terá a manhã e a noite livres. O parto está programado para ocorrer no fim de setembro, na reta final do primeiro turno, marcado para 3 de outubro. Mesmo em campanha, Dilma já garantiu que estará ao lado da filha na sala de parto. Segundo o ex-deputado Carlos Araújo, pai de Paula e ex-marido de Dilma, a filha está à espera de um menino. A família está indecisa entre os nomes Pedro e Gabriel.

Apesar das tentativas da direção de campanha em marcar jantares e uma visita à feira do setor coureiro-calçadista (Fimec), em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Dilma acabou recusando. Na última hora, ainda foi cancelada a participação dela na Conferência Internacional Mercosul e União Europeia, que ocorre hoje, no Hotel Embaixador.

Ex-ministra pede presença de líderes do PMDB em ato

Entre as atividades familiares, a ex-ministra tentará fortalecer seu palanque em solo gaúcho, onde Serra se destaca nas pesquisas. No último levantamento Datafolha, ele tem 45% das intenções de voto e Dilma, 27%. Em todas as agendas, ela estará acompanhada do ex-ministro Tarso Genro (PT), candidato ao Palácio Piratini.

O PT prepara para sábado o primeiro ato político da candidatura de Dilma no Estado. A cúpula da campanha transmitiu à coordenação estadual um pedido da ex-ministra: ela quer a presença de todas as siglas aliadas do governo Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo o PMDB do ex-prefeito José Fogaça, adversário de Tarso Genro. A expectativa é de que cerca de mil integrantes de movimentos sociais, sindicatos, cooperativas, associações e partidos participem do ato no sábado, no Colégio Rosário.

Hoje e amanhã, a ex-ministra deverá se reunir com empresários em encontros na Federação das Indústrias (Fiergs), na Capital, e na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), em Caixas do Sul. Além de destacar temas como crescimento econômico e investimentos, ela também deve alfinetar Serra ao comparar as gestões de Lula e de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

– Não são críticas, mas comparações – justificou o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), articulador da campanha da ex-ministra no Estado.

Aliados informaram ontem que os três discursos programados para o roteiro estarão em sintonia com a manifestação da ex-ministra durante o congresso do PT, em fevereiro, quando ela foi aclamada candidata. Dilma também deve focar na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que prevê um pacote de 27 obras para o Rio Grande do Sul.

Segundo a assessoria, a candidata deve desembarcar em Porto Alegre até o início da manhã de hoje.


Os compromissos

- Capital

12h – Almoço com empresários na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

- Caxias do Sul

12h15min – Reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. O tema da palestra de Dilma será “Brasil Construindo o Futuro”.

14h30min – Visita ao Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz.

- Capital

10h – Plenária com movimentos sociais, centrais sindicais, cooperativas, associações e partidos, no Colégio Rosário.

HOJE

Candidata fará campanha por três dias em Estado no qual o adversário José Serra (PSDB) está 18 pontos percentuais a sua frente, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no dia 4, em ZH.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.