Política | 12/04/2010 03h28min
Buscando arrebanhar apoio político no Estado para a candidatura de José Serra (PSDB) ao Planalto, os tucanos gaúchos lançam hoje um comitê suprapartidário de apoio ao ex-governador paulista. Com a participação confirmada dos diretórios regionais de PPS, PP e DEM, o grupo inicia os trabalhos nesta segunda-feira com o desafio de traçar uma estratégia para atrair os peemedebistas no Estado.
A análise em torno da melhor forma de assegurar a adesão do PMDB gaúcho é um dos focos do encontro inaugural do comitê, segundo o deputado federal Claudio Diaz, presidente estadual do PSDB. O parlamentar explica que entre os caminhos possíveis estão um convite a todo o diretório regional peemedebista ou uma chamada restrita a parte das lideranças da legenda no Estado.
A necessidade de ainda estudar um método para se aproximar do PMDB explica o fato de o partido não ter sido convidado para o encontro de hoje, de acordo com Diaz. Outro partido na mira do comitê é o PTB. Diaz garante que
a sigla foi convidada,
mas não teria confirmado presença até ontem.
O deputado estadual Luis Augusto Lara, presidente estadual do PTB, disse não ter recebido o convite até o final da tarde de ontem, mas afirma que participaria do encontro, assim como faria se fosse convidado para um eventual comitê suprapartidário de apoio à Dilma Rousseff (PT). Lara, que é pré-candidato ao Piratini, sustenta que o momento é apenas de diálogo, já que o partido não deve definir sua posição antes do dia 26:
– Agora não é nossa prioridade. Estamos focados na questão estadual.
A confirmação do PTB deve ser o foco do grupo, antes do flerte com o PMDB, na opinião do deputado federal Onyx Lorenzoni, presidente estadual do DEM. A ideia é aproveitar a sinalização de apoio dada pelo presidente nacional petebista, Roberto Jefferson.
Bernardi espera que partido defina apoio nacionalmente
Onyx descarta qualquer problema de
relacionamento com os tucanos no apoio a Serra, em função da ruptura do DEM com o
governo Yeda:
– O nosso problema tem nome e sobrenome: Yeda Crusius. Não temos problema nenhum com o PSDB.
O vice-presidente do PP no Estado, Celso Bernardi, confirma que participará do encontro, mas ressalta que a legenda ainda não tem uma opção definida, o que ainda depende de deliberação do diretório nacional. No Rio Grande do Sul, os progressistas defendem que cada núcleo estadual tenha liberdade para escolher o presidenciável a ser apoiado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.