| 02/03/2010 13h37min
O mutirão de combate à dengue foi reforçado no noroeste do Estado após a confirmação de novos casos da doença na região. A cidade de Santa Rosa faz plano de combate ao mosquito. Ontem, foram confirmados os primeiros casos de dengue no município.
GRÁFICO: entenda a doença
A prefeitura decretou alerta epidemiólogico e foram intensificados trabalhos como limpeza de terrenos e
recolhimento de lixo. O mutirão conta com servidores municipais, soldados do exército e voluntários. A presidente da fundação de saúde do município, Karina Kucharski, conta que a mobilização envolve carros de som, informações em escolas e ampliação do atendimento médico.
— Temos um aumento de vagas de internação nos hospitais, autorizado pela secretaria da Saúde. Aumentamos as cotas de exames laboratoriais, principalmente os de contagem de plaquetas, e temos o suporte das unidades de saúde — explica.
Agentes da vigilância ambiental de Santa Rosa estão percorrendo residências com seis pulverizadores BV Costal para exterminar o mosquito alado. Além disso, duas caminhotes enviadas pelo governo do Estado percorrem com o fumacê as ruas da cidade desde a tarde de ontem.
— Estamos dando prioridade às máquinas BV Costal, que são as operadas pelos agentes, pois com elas é possível entrar nas residências e fazer uma busca mais minuciosa ao mosquito —
esclarece Karina.
Ela explica
que foram pulverizadas as casas e os locais de trabalho das pessoas com suspeita de dengue. Há um ano, Santa Rosa conta com um comitê de enfrentamento a dengue e a cidade está em alerta desde que surgiram os primeiros casos em Ijuí este ano.
A caça ao mosquito começou no bairro Sulina, que tem grande densidade demográfica e relevo íngrime, favorecendo o acúmulo de água e a consequente proliferação de focos de dengue. Agora, as ações estão centradas no bairro Polivalente, local com maior números de focos do mosquito. A intenção é pulverizar outros bairros da cidade nos próximos dias.
Em Santo Ângelo e Três de Maio, há casos de moradores com a doença, mas foram contaminados em Ijuí ou fora do Estado. Em Santo Ângelo, equipes fazem limpeza de terrenos, residências e pátios de recicladores. Em Ijuí, são 604 casos notificados.
A secretaria estadual de Saúde terá reunião com as prefeituras da região Noroeste na quinta-feira. O
objetivo é unificar ações. O governo alertou
hoje que não há razões técnicas para suspensão de eventos públicos nas Missões, como jogos de futebol e shows musicais.
MAPA: o avanço da doença no Estado
— em amarelo, os municípios que apresentam focos do Aedes aegypti e as prefeituras que decretaram alerta epidemiológico.
— em vermelho, os casos confirmados da doença.
Visualizar O Mapa da Dengue no RS em um mapa maior
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.