| 01/03/2010 19h40min
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou na tarde desta segunda-feira a criação do gabinete de enfrentamento da dengue no Rio Grande do Sul. Terra confirmou, ainda, os três casos de Santa Rosa, entre 18 notificados, e outros seis em Santo Ângelo — porém ainda não confirmados.
GRÁFICO: entenda a doença
— Temos que trabalhar rápido, já mandamos dois veículos para pulverizar inseticida em Santa Rosa e, onde não há surto, estamos trabalhando para evitar a infestação pelo mosquito — apontou o secretário.
Se houver necessidade, Terra afirmou que a Secretaria Estadual da Saúde oferecerá recursos aos municípios afetados para aumentar o número de
visitadores das equipes de vigilância e estender o horário de atendimento
das Unidades Básicas de Saúde até às 22 horas.
Ijuí contabiliza 604 casos notificados
Em Ijuí, já são 604 casos notificados, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), entre os quais sete foram confirmados. O secretário explicou que o diagnóstico da doença onde há circulação viral não exige confirmação em laboratório:
— É possível diagnosticar a dengue por conexão epidemiológica, comparando os sintomas apresentados pelos novos casos com os casos já confirmados.
O RS ainda não apresenta nenhum óbito por dengue. As quatro pessoas com suspeita de dengue hemorrágica se recuperam bem.
MAPA: o avanço da doença no Estado
— em amarelo, os municípios que apresentam focos do Aedes aegypti e as prefeituras que decretaram alerta epidemiológico.
— em vermelho, os casos confirmados da
doença.
Visualizar O Mapa da Dengue no RS em um mapa maior
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.