| 09/12/2009 03h22min
Fundamental como atrativo turístico durante a Copa do Mundo de 2014, o projeto de revitalização do Cais Mauá será votado no dia 21 na Câmara de Vereadores da Capital. A tendência é de que a proposta seja aprovada, mas pontos como a altura dos prédios e a possibilidade de uso residencial da área prometem gerar discussão no Plenário.
Na tarde de ontem, a bordo do barco Cisne Branco, vereadores e deputados observaram das águas a situação dos armazéns e conheceram detalhes da proposta. Com custo estimado de R$ 500 milhões, o projeto prevê a injeção de recursos da iniciativa privada para viabilizar o negócio. Em troca, o empreendedor poderá explorar comercialmente o complexo de 2,5 quilômetros de extensão por um período de 25 anos, prorrogáveis pelo mesmo tempo.
Confira o gráfico:
Presidente da Câmara, o vereador Sebastião Melo (PMDB) diz acreditar que a aprovação ocorra no dia 21 mesmo, talvez entrando na madrugada do dia seguinte. Até o momento, já foram apresentadas 14 emendas. Líder da oposição na Câmara, a vereadora Maria Celeste (PT) aponta problemas.
– Todo mundo quer a revitalização, mas alguns pontos são problemáticos, como o uso residencial – avalia a vereadora, que não participou do passeio, proposto pelo secretário extraordinário da Copa 2014, Paulo Odone.
Após aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito José Fogaça, o projeto volta para o governo do Estado, que elaborará o edital de licitação. A expectativa do coordenador executivo do projeto e presidente da Comissão Técnica de Avaliação, Edemar Tutikian, é de que pelo menos quatro consórcios se habilitem à disputa. A previsão é de que as obras
comecem em 2010 e sejam concluídas em 2013.
– Esperamos um aprimoramento do projeto, mas não se pode mexer muito na base. Não acho que possa ser polêmico (a construção de prédios de até cem metros) porque temos de avançar, Porto Alegre tem de crescer junto com o porto – analisa Tutikian.
Projeto de revitalização do Cais Mauá será votado no dia 21 na Câmara de Vereadores da Capital
Foto:
Genaro Joner
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.