| 28/11/2009 08h12min
O Juventude se agarra neste sábado à última chance de evitar um desastre futebolístico de proporções, por enquanto, inimagináveis. Uma derrota para o Guarani às 17h deste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa, colocará o clube, pela primeira vez, na Série C do Campeonato Brasileiro, apenas dois anos após encerrar um ciclo de 13 temporadas seguidas na primeira divisão.
Se vencer o Guarani, o Juventude ficará na torcida por derrota ou um empatezinho que seja do Ipatinga contra o Vasco, em Minas Gerais. Ou do América diante do Ceará, em Fortaleza. Ou, ainda, do Brasiliense contra o Vila Nova, em Taguatinga (DF). Um resultado só basta. Venha de onde vier.
Se conseguir empatar em Campinas, o que em condições normais já não seria pouca coisa diante da campanha do adversário, a geografia se reduz, o drama aumenta. Um pontinho em Campinas até pode salvar o Juventude. Mas, exclusivamente, se o campeão Vasco derrotar o Ipatinga. Dorival Júnior, volante do Juventude na conquista da Série B em 1994 e hoje técnico vascaíno em clima de despedida, pode dar mais este presente à papada.
Isso de nada adiantará, porém, se o Juventude em primeiro lugar não fizer a sua parte. Diante de um adversário em clima de festa pelo retorno à elite do futebol brasileiro após cinco anos, a aposta é na mobilização. A montagem do time remete ao jogo que encerrou o primeiro turno, em agosto, com vitória por 4 a 1 do Juventude sobre o Guarani. Marcos Denner, autor de três gols naquela partida, será o centroavante, deixando Mendes no banco. Luiz Felipe, autor do segundo gol daquela noite, volta à lateral-direita.
Até o esquema será o mesmo, o 4-4-2. Bruno, que vinha sendo ala, seguirá atuando pela direita, à frente de Luiz Felipe. A ideia da nova formação é dar a Lopes mais liberdade para se aproximar de Zezinho e Marcos Denner. Coincidência ou não, o mesmo trio ofensivo da melhor partida do Juventude nesta Série B, três meses atrás. E contra o mesmo adversário neste jogo da vida.
Para ficar de olho e secar:
Ipatinga-MG x Vasco-RJ
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
O que o Ju precisa: vitória do Vasco, o que lhe permitirá se salvar mesmo com empate em Campinas
O jogo marca a despedida do técnico Dorival Júnior, que não acertou renovação com o Vasco. A saída foi anunciada na sexta-feira pelas duas partes. Com relação ao time, o lateral-esquerdo Pará será uma das novidades, no lugar de Ramon. No gol, com Fernando Prass lesionado no ombro, Tiago, o goleiro-artilheiro, será titular.
No Ipatinga, o atacante Amilton volta de suspensão, mas não deve ser titular. Márcio Diogo deve ser o titular no ataque ao lado de Diego Silva.
Brasiliense-DF x Vila Nova-GO
Local: Estádio Serejão, em Taguatinga (DF)
O que o Ju precisa: empate ou vitória do Vila Nova
Apostar no Vila Nova é
dureza. Já sem nada a fazer na competição, o time goiano não terá os zagueiros Leonardo e Walter, o volante Otacílio e
os atacantes Nena e Willian, todos suspensos. No Brasiliense, o goleiro Guto, suspenso, dá lugar a Osmair. O atacante Somália foi vetado pelo departamento médico devido a dores no joelho direito.
Ceará-CE x América-RN
Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
O que o Ju precisa: empate ou vitória do Ceará
De volta à Série A após 17 anos, o Ceará de PC Gusmão quer comemorar o acesso diante do torcedor e garantir o vice-campeonato.
No América, o treinador Francisco Diá testou duas formações. No esquema 3-6-1, a novidade seria o meia Guaru, com Lúcio ficou no ataque. No 3-5-2, Guaru deixaria o meio de campo e Max jogaria na frente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.