| 24/10/2009 07h10min
Era fevereiro de 1985, e a Taça de Ouro do Campeonato Brasileiro estava em andamento. O Estádio Olímpico recebeu um público pagante de 32.341 pessoas para o Gre-Nal daquele domingo, dia 10. E o jogador decisivo nesse Gre-Nal, que terminou 2 a 0 para o Grêmio, foi Renato Portaluppi.
Foi dele a jogada do primeiro gol, aos 14 do segundo tempo, passando pela zaga e cruzando da direita, quase na linha de fundo. Ademir arrematou de primeira dentro da área, no canto direito do goleiro colorado Gilmar.
No lance do segundo gol, aos 20, Renato foi lançado na direita nas costas de André Luis. Em diagonal, Renato invadiu a área e bateu com muita violência. Gilmar chegou a desviar, mas a bola entrou. No dia seguinte, a edição de Zero Hora apontava apenas um jogador em campo com a nota 10: Renato. Irreverente, o agora técnico de futebol, disparou quando foi lembrado de que havia recebido a nota máxima naquela partida:
– Isso não é novidade para mim – brincou Renato.
Fazer a jogada do primeiro e assinalar o segundo rendeu a ele rasgado elogio na crônica de ZH da segunda-feira seguinte: "Talento de Renato decidiu o Gre-Nal". O resultado levou o Grêmio, na ocasião, à liderança do Grupo A da Taça Ouro do Campeonato Brasileiro – a chave era composta por outras nove equipes, além do Grêmio: Atlético-MG, Corinthians, Guarani, Botafogo, Fluminense, Palmeiras, Coritiba, América-RJ e Santa Cruz. O Inter era do Grupo B, que também tinha Bahia, Vasco, Flamengo, Náutico, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Goiás e Portuguesa.
O jogo
Na primeira etapa foram raras as oportunidades de gol. O primeiro chute foi colorado, com Ruben Paz batendo prensado com Baidek aos 18 minutos para a defesa de Mazaropi. Excetuando essa, as demais conclusões foram todas de fora da área, sem maior perigo.
Já na etapa complementar e com o incentivo das torcidas, o jogo mudou. Equipes mais ambiciosas tornaram a partida muito atrativa. E a partir do momento que o duelo ficou mais aberto, o Grêmio levou vantagem. E a vitória começou a ser construída aos 14 minutos, com Ademir completando cruzamento da direita de Renato. Depois, o próprio ponteiro invadiu a área e definiu o placar final: 2 a 0.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.