clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/09/2009 18h11min

Figueirense passa sufoco e vence o Ceará por 2 a 1 no Scarpelli

Time nordestino desperdiçou pênalti aos 47 do segundo tempo

Ana Rosa  |  ana.rosa@rbsonline.com.br

Com muita dificuldade, principalmente no fim de jogo, o Figueirense garantiu neste sábado, dia 12, a vitória sobre o Ceará por 2 a 1, no estádio Orlando Scarpelli. Foi o primeiro resultado positivo da equipe sob comando do técnico Márcio Araújo, que fez a estreia à frente do Furacão na casa alvinegra. Schwenck e Fernandes anotaram para o Alvinegro, e Geraldo diminuiu para os visitantes.

>>> Assista aos gols no site da RBS TV

O placar deixou o Figueira mais próximo do G-4. Com a vitória, a distância agora é de quatro pontos do grupo que garante o acesso à Série A em 2010. O Figueirense é o sétimo colocado, com 36 pontos, enquanto o Ceará está na quarta posição, com 40.

Pela 25ª rodada da Segundona, o Alvinegro encara o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP), na terça-feira, dia 15, às 19h30min. No mesmo dia, o time cearense recebe o Vila Nova, no Castelão, em Fortaleza. 

Final eletrizante

Com dois a mais na reta final da partida, o jogo tomou ares dramáticos para o Alvinegro nos acréscimos, quando o zagueiro Régis fez pênalti em Erivélton e acabou expulso, aos 47 do segundo tempo.

Com o placar de 2 a 1 para o time da casa, o capitão Geraldo foi para a cobrança, com a oportunidade de empatar o jogo para o Ceará. Mas, para felicidade da torcida alvinegra, o camisa 10 chutou mal e bateu para fora. Na sequência, Lucas quase ampliou para o Alvinegro em uma bola no travessão do goleiro Lopes.

>>>Detalhes do jogo pelo Minuto a Minuto


O jogo

Atuando no 3-5-2, com o trio defensivo formado por Régis, Toninho e Edson, o Figueirense começou dominando completamente o jogo e mostrando muita disposição em chegar ao gol. Por conta da forte chuva dos últimos dias em Florianópolis e o mau tempo que persistiu durante todo o sábado, o campo do Orlando Scarpelli não ofereceu condições para que as equipes demonstrassem o melhor futebol. Por conta disso, apesar do maior volume de jogo do Alvinegro, demorou um pouco para a equipe da casa criar uma real chance de gol.

Um dos primeiros lances concretos do Figueira aconteceu aos 22 minutos. Egídio fez bom cruzamento da esquerda, o goleiro Lopes defendeu com um soco, e a sobra ficou com Fernandes, que pegou mal e bateu à direita do arqueiro cearense.

Aos 33, nova oportunidade para o Figueira. Em contra-ataque, Paulo Sérgio tocou para Fernandes. O camisa 10 apareceu sozinho na área, mas o lance parou na boa defesa de Lopes, que tirou a bola dos pés do meia.

Mas o gol do Alvinegro era questão de tempo. Seis minutos depois,  Egídio cobrou falta, e Schwenck subiu no segundo andar para raspar de cabeça: 1 a 0.

No finalzinho da primeira etapa, aos 42, o Ceará assustou com uma bola erguida no lado direito por Erivélton. A sobra ficou com Boiadeiro, que bateu para a boa defesa de Wilson. O arqueiro alvinegro, por sinal, entrou em campo com a sua nova camisa, de cor laranja, com assinatura e frase personalizada: "o meu goleiro voa como um gavião".

Segundo tempo

A etapa complementar começou de forma perfeita para o Figueirense: com gol. Logo no primeiro minuto, Paulo Sérgio cruzou da direita, Lopes tirou de soco e a sobra ficou para Fernandes fuzilar: 2 a 0.

Um pouco depois, o Figueira quase chegou ao terceiro. Aos sete minutos, Paulo Sérgio invadiu a área sozinho e, cara a cara com o goleiro do Ceará, tocou errado na saída de Lopes, perdendo uma chance incrível.

Reação cearense

A partir daí, o Ceará partiu para a reação em campo. No intervalo, o técnico PC Gusmão colocou a equipe um pouco mais à frente, com a entrada de dois meias. Ele sacou o volante Michel para a entrada de Esley e, na outra mudança, o lateral Fábio Vidal deu lugar para Jorge Henrique.

A partir dos 11 minutos, o goleiro Wilson precisou trabalhar bastante. Primeiro, defendeu um chute à queima-roupa de Rômulo. Aos 16, após cobrança de escanteio no segundo pau, Heleno acertou o travessão superior. Aos 22 e 23, defendeu um cabeceio de Rômulo e um chute de Geraldo na cara do gol.

Com o Ceará crescendo no jogo, o Figueirense ainda teve uma baixa na partida. O volante Paulinho, um dos melhores em campo, sofreu uma lesão e foi substituído por Anderson Pico.

Gol do visitante

Na pressão, o time visitante chegou ao gol aos 25 minutos. Após cobrança de escanteio, Geraldo subiu no primeiro pau e mandou de cabeça: 2 a 1.

O domínio cearense prosseguiu. O time ainda teve duas boas chances depois do gol. Aos 27, Rômulo avançou com a bola e bateu rasteiro de fora da área para a defesa, de casquinha, de Wilson. Aos 34, Boiadeiro surgiu sozinho na entrada da área, pela direita, e bateu forte. O goleiro alvinegro, novamente, salvou o time.

Figueira com dois a mais

A sorte, aparentemente, começou a mudar no fim da partida. Aos 38 e aos 40, Anderson e Boiadeiro, respectivamente, foram expulsos, e o Figueirense ficou com dois a mais em campo.

Isso, no entanto, não impediu o Ceará de ir para cima e buscar o empate, que quase veio no fim do jogo. Aos 47, o zagueiro Régis cometeu pênalti e foi expulso, pois já tinha um cartão amarelo.

O dia, no entanto, era do Figueira e do goleiro Wilson. O capitão Geraldo foi para a cobrança e mandou para fora, para alívio dos cerca de 3.300 torcedores que enfrentaram o frio e a chuva para apoiar o Alvinegro no retorno à briga por uma vaga no G-4. 

Ficha técnica

Figueirense (2)

Wilson; Toninho (João Filipe), Régis, Edson; Lucas, Diego Paulista, Paulinho (Anderson Pico), Fernandes, Egídio; Schwenck e Paulo Sérgio (Vinícius Pacheco).
Técnico: Márcio Araújo

Ceará (1)

Lopes; Boiadeiro, Erivélton, Anderson, Fábio Vidal (Jorge Henrique); João Marcos, Michel (Esley), Heleno, Geraldo; Wellington Amorim (Misael) e Rômulo.
Técnico: Paulo César Gusmão

Gols: Schwenck (FIG), aos 39 minutos do primeiro tempo. Fernandes (FIG), a um minuto, e Geraldo (CEA), aos 25 minutos do segundo tempo

Cartões Vermelho: Régis (FIG). Anderson e Boiadeiro (CEA)

Cartões Amarelos: Régis, Toninho, Lucas e Schwenck (FIG). Jorge Henrique, Geraldo, Fábio Vidal, Michel, Misael e Anderson (CEA)

Público total: 3.337

Renda: R$ 11.447,50

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Cesar Augusto de Oliveira Vaz e Carlos Manzolillo Sautchuk (trio do DF)

Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis

CLICESPORTES
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.