| 10/09/2009 20h07min
Em 2009, pela primeira vez na história, o World Qualifying Series (WQS) feminino será decidido no Brasil, e não no Havaí. O Oakley apresenta Rio Surf Pro International, que será disputado de 5 a 11 de outubro na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, será a última etapa deste ano da versão para as mulheres da divisão de acesso à elite do surfe mundial.
Ao final do campeonato, seis atletas se classificarão para o ASP Women´s World Championship Tour 2010 (WWCT). A catarinense Jacqueline Silva, a paranaense Bruna Schmitz e a paulista Cláudia Gonçalves são as únicas brasileiras com chances matemáticas de ingressar no G-6 do WQS na capital fluminense. Praticamente toda a elite feminina do surfe mundial confirmou presença na grande final.
Duas etapas brasileiras no masculino
Ainda restam algumas etapas para o encerramento do WQS masculino deste ano, mas duas disputas seguidas valendo o nível máximo de seis estrelas vão
agitar águas brasileiras de setembro a outubro.
Tanto o Local Motion Guarujá Surf Pro, que vai de 29 de setembro a 4 de outubro na praia do Tombo, em São Paulo, quanto o Oakley apresenta Rio Surf Pro International, no mesmo período e local da disputa feminina, darão premiação de US$ 145 mil e valerão 2.500 mil pontos no campeonato.
O limite de 144 participantes está praticamente esgotado, tanto no Guarujá quanto no Rio. Depois da "perna brasileira" só há mais uma etapa seis estrelas de 2.500 pontos, no Canadá. Mas o WQS será decidido pra valer nas quatro etapas restantes com classificação “prime location”, que valem 3.500 pontos, por serem realizadas em praias com potencial de grandes ondas: nas Ilhas Canárias; em Santa Cruz, na Califórnia; e em Haleiwa e Sunset Beach, ambas na ilha de Oahu, no Havaí.
Catarinense Jacqueline Silva luta por uma vaga na elite do surfe feminino em 2010
Foto:
Daniel Smorigo, Divulgação ASP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.