| 23/08/2009 15h24min
O francês Joan Duru, 20 anos, fez a festa com a torcida em casa no Sooruz Lacanau Pro. Ele já tinha vencido a outra única etapa do WQS que rolou esse ano na França e agora fatura o título da primeira etapa com nível 6 estrelas da “perna européia”.
Uma nota 9,00 na final confirmou a vitória sobre o sul-africano Travis Logie, 30 anos, com Joan Duru subindo da décima para a sétima posição com os 2.500 pontos em Lacanau. O ranking continua com o australiano Daniel Ross na frente, seguido pelo potiguar Jadson André.
A “perna européia” segue agora para outra prova nível 6 estrelas de 2.500 pontos em Portugal, marcando a estréia da Ilha dos Açores no Circuito Mundial da ASP. Depois, tem mais duas de 5 estrelas seguidas na Espanha para o WQS chegar na “perna brasileira de fim de ano”, que tem duas etapas de 6 estrelas confirmadas.
A primeira é o Local Motion Guarujá Surf Pro na Praia do Tombo, de 30 de setembro a 4 de outubro. A outra é o Oakley
apresenta Rio Surf Pro International nos
dias 5 a 11, que também vai promover um 5 estrelas feminino junto com o masculino na Praia do Arpoador.
No momento, o único brasileiro na lista dos 15 indicados pelo WQS para completar a elite do ASP World Tour é o vice-líder Jadson André. O carioca Leonardo Neves ficou a duas baterias da zona de classificação na França. Ele chegou no domingo decisivo do Sooruz Lacanau Pro, mas foi barrado pelo norte-americano Patrick Gudauskas no primeiro duelo do dia.
Léo precisava chegar na final para superar o último colocado do G-15, o australiano Luke Munro. Com o quinto lugar, o carioca saltou da 25ª para a 18ª posição na classificação geral das 26 etapas completadas na França.
Depois dele, os mais próximos do grupo que vai para o Dream Tour da ASP são o paulista Wiggolly Dantas em vigésimo lugar, o gaúcho Rodrigo Dornelles em 22.o e os catarinenses Marco Polo em 23º, Willian Cardoso em 31º e Jean da Silva em 33º. Todos têm chances de entrarem na lista dos 15
no 6 estrelas de Portugal, ou nos
dois 5 estrelas da Espanha, para até poderem confirmar suas vagas na “perna brasileira” de fim de ano da ASP South America.
Os brasileiros formaram o segundo maior esquadrão nacional na França com 25 surfistas, só sendo superados pelos australianos, que participaram com 26 atletas no Sooruz Lacanau Pro. No entanto, nenhum dos dois países chegou na final. O Brasil parou nas quartas-de-final com Leonardo Neves. Já a Austrália foi até a semifinal depois de uma disputa caseira entre Adam Melling e Matt Wilkinson. Melling poderia tirar o potiguar Jadson André da vice-liderança se chegasse na grande final, mas foi barrado por Wilkinson, que depois perdeu para o campeão Joan Duru.
O francês manteve a invencibilidade em casa durante toda a decisão, desde a sua primeira onda nota 7,33. O sul-africano Travis Logie vinha embalado com a melhor apresentação do dia, quando somou 18,24 pontos contra Austin Ware nas quartas-de-final. Depois despachou outro norte-americano, Patrick
Gudauskas, na semifinal, mas
não repetiu as belas atuações na final. Quando tentou entrar na briga do título com notas 7,23 e 8,07 seguidas, Joan Duru confirmou a vitória com um 9,00 e depois fechou o placar de 16,47 x 15,30 pontos com uma nota 7,47 na última onda.
Em 30 anos do campeonato de Lacanau, esta foi apenas a segunda vitória de um surfista francês. A única tinha sido conquistada por Thierry Fernandez em 1982.
– Estou muito contente, realmente estou na lua, não sei o que dizer, só que estou muito feliz – vibrou Joan Duru, logo que saiu do mar carregado pela torcida.
– Eu senti uma pressão total durante o evento e até a semifinal eu estava muito ansioso para chegar a final. Aí relaxei um pouco e só me preocupei em surfar o meu melhor. O Travis (Logie) é um grande competidor, muito experiente, mas joguei meu jogo e deu tudo certo – disse Joan Duru, que também ganhou a outra etapa realizada na França esse ano, em Bretignolles sur Mer no mês de abril.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.