| 06/01/2009 17h30min
Governos municipal e estadual estudam projetos para evitar congestionamentos à Ressacada em 2009. Bolsões de estacionamento na Via Expressa Sul será a primeira medida, com ônibus saindo para a Ressacada. Para usar o transporte, o torcedor deverá pagar uma tarifa normal (R$ 2,50 no dinheiro e R$ 1,98 para quem tiver crédito em cartão magnético — estudantes pagam R$ 0,99). Enquanto isso, uma equipe técnica faz um levantamento para saber se haverá a construção de um elevado ou se mudará o trânsito no Trevo da Seta.
Para ir à Ressacada em 2009, prefeitura e governo do Estado estudam alternativas para driblar a fila até a Ressacada. O Avaí enfrentará adversários com bom número de torcedores na região (Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Internacional) e, se nada for feito, o caminho até o Bairro Carianos deve atormentar torcedores e moradores do Sul da Ilha.
No primeiro dia do ano, quinta-feira, o prefeito reeleito Dário Berger apresentou o pré-projeto para a
construção de um elevado no
Trevo da Seta. Enquanto isso não sai do papel, a Secretaria de Transportes e Terminais pretende colocar em prática um novo projeto: os torcedores deixarão seus carros em bolsões de estacionamento na Via Expressa Sul e seguirão de ônibus até a Ressacada, pagando o preço de tarifa normal.
Sem fechamento de pistas
Segundo o secretário municipal de Transportes e Terminais, Carlos Eduardo Medeiros, a proposta pode até acabar com o fechamento de pistas:
— Se funcionar como a gente está pensando, se der certo, daí não precisaria nem fechamento de pista. São cerca de 80 passageiros por ônibus, o que deve economizar quase 80 automóveis. E 80 carros complicam bastante.
Catarinense será para testes
Os bolsões de estacionamento devem ser testados novamente durante o Catarinense — um teste já foi feito na partida do dia 11 de novembro de 2008, quando o Avaí venceu o
Brasiliense por 1 a 0 e garantiu o acesso. O objetivo é evitar problemas para moradores
do Sul da Ilha com jogos da Série A, que devem levar um bom público à Ressacada. O próprio clube trabalha para aumentar a capacidade do estádio em, pelo menos, mais 5 mil lugares.
— Se não fizermos algo, jogos quarta e quinta-feira à noite devem complicar o trânsito no local. E ainda tem a fluidez necessária para o Aeroporto Hercílio Luz. Outro ponto positivo dos bolsões de estacionamento é que diminuiria o número de veículos ao redor do estádio — disse o secretário.
Para garantir a segurança dos veículos nos bolsões de estacionamento, o secretário Carlos Eduardo Medeiros disse que serão utilizados policiais militares e guardas municipais de trânsito. Os ônibus seriam da empresa Insular, mas, se necessário, as outras empresas também irão auxiliar no escoamento de torcedores para a Ressacada em dias de jogos.
Técnicos fazem levantamento
Enquanto a Secretaria Municipal de Transportes e Terminais trabalha
em uma alternativa para o trânsito à Ressacada, técnicos do
Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf, da prefeitura) fazem estudos técnicos para buscar a melhor solução ao local.
— Prefeito e governador já demonstraram que preferem a construção de um elevado no local. Os técnicos que fazem estudos no local, no entanto, apontam para uma reorientação do trânsito na região. Por enquanto, é cedo para apontar a melhor solução — diz Romualdo Theophanes França Júnior, secretário estadual de Infra-Estrutura.
Estudos do trânsito em janeiro
A equipe de técnicos vai aprofundar os estudos do trânsito na região em janeiro. Segundo Romualdo, o trânsito da alta temporada servirá para uma análise mais precisa. A duplicação da Via Expressa em um futuro aterro, conforme o secretário estadual, está prevista para quando houver a ampliação de um terminal de cargas no Aeroporto Hercílio Luz.
A expectativa do
governo estadual e da prefeitura é de que a solução para o
trânsito no local venha ainda em 2009.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.