| 17/08/2008 11h59min
Nem nos seus sonhos mais profundos Valentino Rossi deve ter imaginado um Grande Prêmio da República Tcheca tão perfeito para ele. Saindo em segundo do grid da prova disputada neste domingo, o italiano mantinha seu posicionamento até ver Casey Stoner cair e mudar todo o panorama da prova. Resultado: abandono do australiano e vitória do pentacampeão da MotoGP, que disparou para abrir sua maior vantagem na liderança do Mundial de Pilotos.
Depois de ser superado por Stoner em três dos quatro preparativos realizados no circuito de Brno, incluindo o treino classificatório do sábado, Rossi já parecia se contentar neste domingo se conseguisse minimizar seu prejuízo, não permitindo que o arqui-rival encostasse na classificação geral.
E foi desse modo que aconteceu até o sexto giro, no qual o italiano não chegava a pressionar o dono da pole, que segurava a ponta com cerca de um segundo de vantagem. Contudo, um erro do piloto da Ducati acabou com todos os prognósticos; ao
perder o controle de sua moto
em uma chicane, ele foi para a caixa de brita e, na seqüência, ainda tentaria retornar à pista mas, com o equipamento avariado, foi mesmo obrigado a se retirar.
Assim, o caminho ficou livre para Rossi fazer a festa. Àquela altura, o representante da Fiat Yamaha já tinha a incrível vantagem de 12s para Chris Vermeulen, até então o vice-líder e que não conseguiria ameaçar o italiano, que confirmou a quinta vitória em 2008 para abrir sua maior vantagem na ponta do Mundial em toda a temporada: somando 237 pontos, ele está 50 à frente de Stoner.
Com o pentacampeão da categoria realizando uma corrida praticamente a sós, restou aos espectadores assistirem a uma intensa briga pelo pódio. Tentando ficar entre os três primeiros colocados pela terceira vez seguida, Vermeulen caiu de rendimento e não passou de um sexto lugar.
Sem a ameaça do australiano da Suzuki, o grande destaque ficou para o espanhol Toni Elías, que levou a equipe-satélite da Ducati, a Alice Team, a uma expressiva segunda colocação, deixando Loris Capirossi em terceiro – o veterano italiano comemorou bastante a colocação, uma vez que completava na República Tcheca a sua 276ª como profissional do motociclismo, igualando o recorde do brasileiro Alex Barros.
No que toca às decepções da prova, por outro lado, ninguém levou a melhor sobre os espanhóis Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. O companheiro de Rossi seguiu mostrando que ainda não se recuperou totalmente das contusões da metade da temporada e ficou apenas com o décimo lugar. Já Pedrosa foi ainda pior: retornando de lesão que o impediu de disputar o Grande Prêmio dos Estados Unidos, o terceiro colocado no Mundial terminou no 15º posto e perdeu boa chance de ultrapassar o ainda vice-líder Stoner.
Confira o resultado final do Grande Prêmio da República Tcheca
1º - Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha) – 43min28s841
2º - Toni Elias (ESP/Alice Team) – a 15s004
3º - Loris Capirossi
(ITA/Suzuki) – a 21s689
4º - Shinya Nakano (JAP/Honda
Gresini) – a 25s859
5 - Anthony West (AUS/Kawasaki) – a 29s465
6º - Chris Vermeulen (AUS/Suzuki) – a 30s608
7º - Marco Melandri (ITA/Ducati) – a 36s453
8º - Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini) – a 36s750
9º - Andrea Dovizioso (ITA/JiR Team Scot) – a 38s822
10º - Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha) – a 39s573
11º - John Hopkins (EUA/Kawasaki) – a 39s610
12º - Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team) – a 40s892
13º - James Toseland (ING/Yamaha Tech 3) – a 1min11s490
14º - Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3) – a 1min21s133
15º - Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda) – a 1min37s038
16º - Randy de Puniet (FRA/LCR Honda) – a 1min38s407
Não completou
Casey Stoner (AUS/Ducati) – a 16 voltas
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.