clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/02/2008 17h15min

Governo desafia oposição e quer comando total de CPI dos Cartões

Líderes da base reivindicam direito a presidência e relatoria já que têm maioria no Congresso

O governo decidiu desafiar a oposição e não vai abrir mão de ficar com a presidência e a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista dos Cartões, informa o site G1. O posicionamento foi tirado de uma reunião nesta terça-feira dos líderes da base aliada com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio. O entendimento é que, como tem as maiores bancadas na Câmara e no Senado, o governo tem direito aos dois cargos.

Pelo acordo fechado dentro da base, o PMDB do Senado ficará com a presidência. O líder do partido, Valdir Raupp (RO), indicou Neuto de Conto (SC) para a função. A relatoria deve ficar com a bancada do PT na Câmara. Os mais cotados são o ex-líder da bancada, Luiz Sérgio (RJ), e o secretário-geral do partido, José Eduardo Cardozo (SP). O líder do PT, Maurício Rands (PE), afirmou que a distribuição dos cargos será fiel ao regimento. Ele questionou a postura da oposição em busca de um acordo:

— Isso faz parte do jogo parlamentar. Agora, será que se a oposição tivesse maioria iria deixar de ocupar os cargos?

O vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS) afirmou que ceder aos apelos da oposição pela cessão de um dos cargos seria buscar uma "pizza". Ele minimizou o clima de disputa que toma conta do processo de instalação da comissão. Para o líder da base na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o governo não tem como abrir mão de comandar a CPI. Para ele, "seria uma ingenuidade política".

Múcio Monteiro negou qualquer intervenção na decisão. Ele afirmou que a indicação do relator e do presidente da CPI caberá aos parlamentares da base. O ministro limitou-se a dizer que o regimento do Congresso prevê que os dois maiores partidos comandem a comissão, no caso, o PT e o PMDB. Múcio explicou ainda o motivo do governo ter aceitado envolver a Câmara na investigação após ter proposto uma CPI apenas do Senado. Ele afirmou que deputados pediram para assinar para não ficarem constrangidos devido ao ano eleitoral.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.