| 27/01/2008 12h13min
O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, propôs ao Egito que a Autoridade Nacional Palestina (ANP), apesar de não controlar a Faixa de Gaza, assuma a responsabilidade dos postos fronteiriços com o território egípcio, segundo a agência egípcia "Mena".
Fayyad se reuniu hoje com o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, que, segundo a versão oficial, não respondeu claramente à proposta, dizendo apenas que "é uma iniciativa que já foi amparada pela Conferência de Paris" de doadores palestinos.
Se a ANP assumir o controle das passagens fronteiriças da Faixa de Gaza com o Egito, pode entrar em um novo atrito com o movimento islâmico Hamas, que controla Gaza e que nos últimos dias está colocando certa ordem na fronteira, em aparente coordenação com a Polícia egípcia.
Aboul Gheit repetiu as idéias que o Governo egípcio vem expressando nos últimos dias: primeiro, que não permitirá que os palestinos passem
fome, e, segundo, que adotará todas
as medidas necessárias para pôr ordem na fronteira com Gaza, o mais rápido possível.
O presidente egípcio, Hosni Mubarak, propôs uma reunião de reconciliação entre as partes para ajudar a superar a situação atual, mas a ANP se mostrou contra, enquanto o Hamas declarou estar disposto.
O ministro de Exteriores egípcio responsabilizou Israel pela piora da situação humanitária na Faixa de Gaza, em referência ao estrito bloqueio imposto pelo Executivo israelense ao território palestino.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.