clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/01/2008 16h29min

Brasileiro fica com o bronze na maratona de natação em Santos

Allan do Carmo repetiu o desempenho dos Jogos Pan-americanos do Rio no pódio

O brasileiro Allan do Carmo ficou com a medalha de bronze na Maratona Internacional Cidade de Santos, etapa de abertura da Copa do Mundo de maratonas aquáticas da Federação Internacional de Natação (Fina). Neste sábado, na praia do Boqueirão, o baiano de 18 anos repetiu o desempenho dos Jogos Pan-americanos do Rio no pódio. O título ficou com o italiano Valério Cleri (2h03min42), vice-campeão do Mundial de maratonas em 2006. O russo Evgeni Drattsev, vice-campeão no Mundial de Esportes Aquáticos em 2007, completou os 10km em segundo.

Com o desempenho deste final de semana, Allan já garantiu uma das duas vagas nacionais no Mundial de Sevilha, em maio. A competição espanhola será a seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

O bronze brasileiro foi assegurado nos últimos metros, com uma arrancada do baiano que desbancou seus dois algozes do Pan, os norte-americanos Fran Crippen e Charles Petterson. Respectivamente, campeão e vice no ano passado, eles terminaram em oitavo e sétimo lugar neste sábado.

– Foi uma prova muito difícil. Os nove primeiros estavam todos “embolados”. A arrancada foi uma estratégia planejada com meu técnico (Carlos Rogério Arapiraca). A idéia era poupar ao máximo e arrancar nos 2km finais – revela Allan.

– Na imaginação de muitos eu não conseguiria uma medalha porque os europeus estavam se revezando nas três primeiras posições o tempo todo. Agora só vou pensar em Sevilha. A medalha foi um estímulo para o Mundial porque preciso ficar entre os dez para ir para a Olimpíada – completou.

A outra vaga brasileira no Mundial ficou com Marcelo Romanelli, 12º colocado em Santos. 'A prova foi dura desde o início. Só nos últimos 500 metros não consegui acompanhar a arrancada do primeiro pelotão. Mas o que me interessava era a vaga para o Mundial', ressalta o nadador, que também esteve nos Jogos Pan-americanos.

Nas provas de Maratonas da Federação Internacional de Natação os seis primeiros sobem ao pódio. Desta forma também ganharam medalhas, o russo Yuri Kudinov (4º), o norte-americano Mark David (5º) e o italiano Simone Ercoli (6º ).

GAZETA PRESS
 Washington Alves, COB / clicRBS

Allan do Carmo repetiu na maratona de Santos o seu desempenho no Pan (foto)
Foto:  Washington Alves, COB  /  clicRBS


Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.