| 01/12/2002 18h08min
Agora, a classificação para a final do Campeonato Brasileiro está mais difícil. Desfalcado de quatro titulares, o Grêmio foi amplamente dominado pelo Santos na Vila Belmiro e perdeu por 3 a 0, gols de Alberto (dois) e Robinho. Com este placar, o tricolor gaúcho perdeu a vantagem de jogar por dois empates nas semifinais. Agora, precisa vencer pela diferença de três gols no Estádio Olímpico na próxima quarta-feira.
As ausências de Tinga, lesionado, e de Gilberto, Roger e Gavião, suspensos, descaracterizaram o time treinado por Tite. A falta de entrosamento entre os substitutos dos titulares ficou evidente dentro de campo. Desta vez, o garoto César não conseguiu brilhar no ataque como na partida contra o Juventude. Nem ele nem Rodrigo Mendes (foto), de fato, puderam produzir muito: no final do primeiro tempo, foram apenas três arremates do Grêmio contra mais de 10 do Santos.
Os problemas do tricolor gaúcho contrastaram com a alta qualificação do adversário. Não só isso, foram agravados. Fabri teve dificuldades de movimentação por conta da marcação do volante Paulo Almeida. Quando a bola chegava na frente, era a vez de os bons zagueiros Alex e André Luís bloquearem e afastarem cada bola levantada para a área santista. E, no ataque, o Santos esteve irrepreensível. Diego, Robinho e Alberto empilharam oportunidades, fizeram três gols e poderiam ter feito muito mais. Foram pelo menos três gols de concurso perdidos na cara da meta de Danrlei
Carente de opções no banco de reservas, Tite ficou muito limitado. Ainda na etapa inicial, o treinador teve de sacar César, lesionado, e preferiu colocar outro volante. Escalou Fernando, que somou-se a Lauro no meio-campo. A troca foi sucedida pelo primeiro gol do Santos, que já parecia questão de tempo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Alberto arriscou de fora da área e mandou no ângulo. Danrlei se esticou todo, mas não pôde evitar.
No segundo tempo, os donos da casa confirmaram a superioridade. O Grêmio não encontrava alternativas e mal conseguia se defender das investidas adversárias. Na base da troca de passes, a zaga tricolor acabou envolvida pelas triangulações de Diego e companhia. Claudiomiro, seguro, foi quem salvou a zaga gremista de um vexame maior. Polga acabou expulso aos 26 minutos e está fora da segunda partida.
A expulsão de Polga resultou da intranqüilidade. O zagueiro pentacampeão, que já tinha carrtão amarelo, cometeu falta dura pouco depois de o Santos ampliar. Aos 23 minutos, Alberto recebeu cruzamento de Maurinho na cara do gol. Mesmo de costas para Danrlei e marcado por um zagueiro, o centroavante desviou de pé trocado e marcou seu segundo gol no jogo. O Grêmio não conseguiu reagir e sucumbiu de vez aos 35: André Luís encobriu toda a defesa e deixou a bola no pé de Robinho. A revelação do campeonato bateu sutilmente por cima de Danrlei e decidiu.
ALESSANDRO REIS
Rodrigo Mendes criou boas jogadas no lado esquerdo do ataque, mas parou na sólida marcação santista
Foto:
José Doval
/
ZH
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.