| 27/11/2002 02h16min
As novidades foram contrastantes para Grêmio e Juventude às vésperas da decisão. Enquanto no Olímpico, o técnico Tite comemorava a recuperação de Tinga, a volta de Anderson Lima e punição de apenas um jogo para Fabri, Ricardo Gomes tinha motivo de sobra para lamentações no Alfredo Jaconi. O zagueiro Índio acabou vetado. Seu tornozelo não desinchou e o tirou do jogo. O centroavante Leonardo Manzi, apesar de todo esforço, acabou reprovado no teste realizado no treino de ontem. Sentiu dores na coxa esquerda e lhe restará torcer pela classificação para jogar outra vez em 2002. Como Cláudio Pitbull rompeu os ligamentos do joelho e ficará seis meses afastado, o novato Geufer seguirá como titular. Mesmo com a confirmação de tantos titulares, Tite reservou uma dúvida. Só hoje anunciará o companheiro de Rodrigo Mendes no ataque. Os ex-juniores César e Élton disputam a vaga. Ontem, os dois treinaram exatamente o mesmo tempo como titular no trabalho tático. É decisão e todas as escolhas precisam ser bem
pensadas.
Grêmio
Élton ou César no ataque?
Todos no Olímpico entendiam como certa a presença de Élton no ataque. No treino tático, porém, o técnico Tite tratou de acabar com a certeza. Começou com Élton. Na metade, trocou-o por César, que havia começado a semana como substituto de Adriano Chuva, suspenso. César participou do trabalho até o final. No treino de cruzamentos, os dois se revezaram. Ao final, Tite confirmou a dúvida com sua sinceridade peculiar.
- Tchê, eu realmente estou com essa dúvida. Um é velocista (César). O outro é mais agudo (Élton) - revelou.
O %26quot;filho de Luís Mário%26quot;
Seja sobre quem recair a escolha de Tite, o Grêmio terá um garoto no ataque. César, 21 anos, enxerga a oportunidade de garantir a renovação do contrato previsto para acabar em dezembro. Seu passe pertence ao Grêmio e ao São
José-PA. Está com ritmo de jogo e suas características lembram às do titular Luís Mário. Os outros
jogadores, inclusive, o apelidaram de %26quot;filho do Luís Mário%26quot;.
Dois ônibus para treinar
Élton está sem jogar há 70 dias. Sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho direito e voltou a treinar há três semanas. Ficou no banco de reservas nos três últimos jogos. Seu trunfo é a admiração de Tite por seu futebol. No início do Campeonato Brasileiro, em meio à crise, Élton mostrou personalidade e futebol.
Ontem à tarde, estava ansioso no Olímpico. Voltará direto para os titulares e numa decisão.
- Estou esperando muito essa decisão - disse Élton, 19 anos, que enfrenta todos os dias dois ônibus em uma hora de viagem da Vila Santa Cecília, em Viamão, até o Estádio Olímpico, para treinar.
Tinga, sem abusar
O rendimento no treino de ontem confirmou a recuperação de Tinga. Mas em véspera de decisão convém não abusar. Por isso, o volante
participou apenas do recreativo realizado antes do trabalho tático. Mas está garantido no jogo
de hoje.
Juventude
Manzi é vetado, Geufer joga
O Juventude entra em campo no jogo mais importante da temporada desfalcando de seus dois goleadores: Pitbull, lesionado no joelho direito, e Leonardo Manzi, que ainda sofre com uma contratura. Pitbull vai ser operado e ficará de quatro a seis meses afastado. Manzi fez tratamento intensivo a fim de, pelo menos, garantir vaga no banco de reservas. Não houve jeito.
- Infelizmente não vai dar. Os médicos acharam melhor não forçar, pois poderia agravar a lesão - disse Manzi.
Geufer, que atuou na partida no Olímpico, seguirá com a tarefa de fazer os gols do time caxiense.
Índio fora, Paulão retorna
O técnico Ricardo Gomes ainda tinha esperanças de contar com Índio para a partida desta noite. Ontem, porém, recebeu a péssima notícia de que seu zagueiro titular, o mais regular
do setor, estava fora do confronto. Índio não conseguiu se recuperar da torção no tornozelo sofrida no jogo
do último domingo no Estádio Olímpico.
- O Índio foi um dos melhores jogadores do Juventude no campeonato - lembrou, com tristeza, Ricardo Gomes.
Sem Índio, Renato, filho do ex-lateral Raquete, continua na equipe. Ele vai compor a zaga central ao lado de Paulão, que retorna depois de cumprir suspensão.
Élder entra no meio-campo
Élder será o substituto de Pereira - suspenso pelo terceiro cartão amarelo - no confronto desta noite no Jaconi. O volante atuou em vários jogos neste Brasileirão e conta com a confiança de Ricardo Gomes. O técnico chegou a experimentar Valdo na função no treino de ontem, mas deve preferir mesmo Élder, que realiza melhor a tarefa de marcação à frente da zaga ao lado de Fernando.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.