| 24/06/2007 11h57min
A MotoGP ganhou oficialmente seu mais forte candidato ao título da temporada de 2007: é o australiano Casey Stoner, que faturou o GP da Inglaterra da categoria neste domingo e conquistou sua quinta vitória em oito provas disputadas no ano. Sob a garoa que molhou o asfalto do circuito de Donington Park, a jovem revelação australiana conseguiu lidar com o grande equilíbrio da prova e com a péssima largada para cruzar a linha de chegada na frente, repetindo o que já havia feito no Catar, na Turquia, na China e na Catalunha.
De quebra, o piloto da Ducati Marlboro ainda assistiu ao tropeço de seu principal concorrente ao título, o italiano Valentino Rossi, que largou em segundo lugar e terminou apenas em quarto. Além de Stoner, líder disparado da classificação com 165 pontos, The Doctor ainda chegou atrás do norte-americano Colin Edward, seu companheiro na Fiat Yamaha, e da Rizla Suzuki do australiano Chris Vermeulen. Com mais 13 pontos, Rossi foi aos 139 no ano, com apenas duas vitórias.
A largada da corrida foi uma das mais emocionantes da temporada até aqui. Ainda na primeira volta, o estreante Anthony West saía da 17ª colocação e saltava dez lugares à frente com sua Kawasaki. O australiano ainda havia ultrapassado seu compatriota Casey Stoner, já líder da temporada com a Ducati Marlboro, que despencava para nono. Enquanto isso, lá na frente, o espanhol Dani Pedrosa deixava as duas Fiat Yamaha para trás e colocava sua Repsol Honda na liderança.
Não demorou muito para que a briga pelas primeiras posições ficassem emboladas. Na quinta volta, o atual campeão Nicky Hayden não suportou a pressão de correr atrás do companheiro e de equipe e caiu, como conseqüência do asfalto molhado pela garoa de Donington Park. O norte-americano ocupava o sexto posto e até conseguiu voltar para a corrida, mas abandonou suas poucas chances de resultados ao terminar em 17º da Inglaterra, onde havia andado bem durante os treinos.
Melhor piloto da prova até então, Anthony West acabou pagando pela inexperiência e foi outro a visitar a brita. Substituto do francês Olivier Jacques na categoria, o australiano passou reto em uma curva quando era nada menos do que o quarto colocado. O australiano ainda tentou controlar sua 800cc, mas não conseguiu, desequilibrou-se e caiu. Mesmo assim, West foi outro que retornou para a pista e ainda conseguiu terminar em 11º.
Equilibrada, a corrida assistiu à aproximação do australiano Chris Vermeulen ao pelotão da frente, trazendo junto Casey Stoner. Favorecido pela queda de rendimento de Dani Pedrosa, Stoner ainda ultrapassou Valentino Rossi e Colin Edwards, assumindo a ponta e não perdendo mais a posição até cruzar a linha de chegada. O Texas Tornado ainda conseguiu manter a segunda colocação, mas o italiano também perdeu rendimento e foi ultrapassado pelo ascendente Vermeulen, que completou o pódio.
O brasileiro Alexandre Barros fez uma apresentação muito competente, largando em 15º e correndo de maneira muito estratégica. Sem correr riscos, o piloto mais experiente da categoria completou as 30 voltas na sétima colocação, logo atrás do francês Randy de Puniet e à frente de Dani Pedrosa e do alemão Alex Hoffman, seu companheiro na Pramac d’Antin. Com mais nove pontos somados, Alex Barros chega aos 60 no campeonato, contra 165 do indefectível líder Casey Stoner.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.