clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/10/2002 17h01min

Instituto Mapa divulga última pesquisa para o governo do Estado

A última pesquisa estimulada do Instituto Mapa, divulgada na noite de sexta-feira, dia 25, aponta que há um empate técnico entre os candidatos ao governo de Santa Catarina, Esperidião Amin (PPB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Considerados os votos válidos, Amin aparece com 50,6%, e Luiz Henrique, com 49,4%.

Em comparação ao último estudo, Amin apresentou uma queda de dois pontos percentuais, e detém, hoje, 46% da preferência eleitoral. Luiz Henrique, que aparecia com 45% das intenções de voto, manteve o índice. A diferença era de três pontos percentuais na estimulada anterior e caiu para um ponto. A diferença entre os votos válidos de cada um também é menor. Caiu de quatro pontos percentuais para 1,2 ponto.

O índice de rejeição dos concorrentes, que estava igual, em 32%, continua empatado, porém, caiu um ponto. O número de indecisos ou que votariam em branco somam 9%, podendo decidir a eleição.

A pesquisa, que ouviu 1,8 mil eleitores em 65 municípios catarinenses, mostra que o candidato Luiz Henrique é o preferido entre os que têm idade entre 16 a 24 anos e no grupo dos que têm 35 a 44 anos. Amin apresenta melhores resultados na faixa etária com idade entre 25 a 34 anos e 45 anos ou mais. O estudo aponta que Amin é o mais votado entre os eleitores que completaram ensino primário e entre os que têm ensino superior. Luiz Henrique é o preferido dos eleitores que têm primeiro e segundo grau.

A disputa à Presidência, segundo o instituto, já estaria definida no Estado, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na estimulada, Lula aparece com 58% das intenções de voto, e José Serra, com 32%. Na relação de votos válidos, a diferença entre os dois é de quase 30 pontos percentuais em favor de Lula.

Os números da pesquisa.

As informações são do Diário Catarinense.

Confira outras informações no especial Eleições 2002.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.